DESRI

2º Encontro de Riscos Ocupacionais

Publicado a: 6 Maio 2014

Data do evento: 23 Outubro 2014

O Departamento de Segurança e Riscos, do ISCIA, organiza o 2º Encontro de Riscos Ocupacionais, no dia 23 de outubro de 2014.
Considera-se Risco Ocupacional a possibilidade de um trabalhador sofrer um determinado dano derivado do seu trabalho.
Os riscos ocupacionais estão associados a causas de natureza humana (comportamentos individuais e metodologias no desenvolvimento dos trabalhos), de natureza técnica (ambiente de trabalho, equipamentos, ferramentas, máquinas e materiais) ou ainda a causas exteriores ao trabalho (condições climatéricas adversas ou outras provocadas por terceiros).
Constituem obrigações gerais dos empregadores, entre outras (art.º 15º da Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, alterada pela Lei 3/2014, de 28 de Janeiro):

• Identificar os riscos previsíveis em todas as atividades da empresa, estabelecimento ou serviço, na conceção ou construção de instalações, de locais e processos de trabalho, assim como na seleção de equipamentos, substâncias e produtos, com vista à eliminação dos mesmos ou, quando esta seja inviável, à redução dos seus efeitos;
  • ​Integrar a avaliação dos riscos para a segurança e a saúde do trabalhador no conjunto das atividades da empresa, estabelecimento ou serviço, devendo adotar as medidas adequadas de proteção.

Por sua vez, o trabalhador (art.º 17º da mesma lei) deve cumprir as prescrições de segurança e de saúde no trabalho, estabelecidas nas disposições legais e em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, bem como as instruções determinadas com esse fim pelo empregador.

O 2º Encontro de Riscos Ocupacionais tem como propósito dar um contributo relevante para a abordagem da identificação e avaliação dos riscos e para o desenvolvimento das medidas para a respetiva mitigação e controlo.
Pretende-se dar continuidade ao fórum de discussão iniciado pelo 1º Encontro, realizado em 2013,e envolvendo não só a Comunidade do ISCIA, mas também os profissionais e os académicos de outras instituições, que se disponibilizem para este debate.
O Encontro realiza-se no dia 23 de outubro de 2014, com início dos trabalhos às 09h30. O programa inclui comunicações por oradores convidados e comunicações voluntárias que sejam aceites pela Comissão Científica.

Programa:

• 09h30 – Acolhimento e registo;
  • 10h00 – Sessão de Abertura com a participação do Inspector-Geral da Autoridade para as Condições de Trabalho  Pedro Pimenta Braz;
  • 10h30 Enquadramento dos acidentes de trabalho na Medicina Legal  Duarte Nuno Vieira, Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina;
  • 11h00 Novos desafios para a segurança e saúde ocupacionais  João Santos Baptista, Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia;
  • 11h30
    • Avaliação e controlo de riscos no transporte rodoviário de gasóleo em veículo-cisterna numa empresa transportadora de combustíveis Paulo Martins
    • Alimentação no local de trabalho: uma nova prioridade para a saúde e segurança ocupacional  J. Lima, A. Rocha
    • Medidas simples, salvam vidas Maria Isabel Pedro
  • 13h00 – Interrupção para almoço (livre);
  • 14h30 Resistência ao fogo de elementos da construção  Nuno Lopes, Universidade de Aveiro, Departamento de Engenharia Civil
  • 15h00 Exposição ocupacional a vibrações do corpo inteiro  Nélson Costa, Universidade do Minho, Escola de Engenharia
  • 15h30 Metodologias de avaliação do Risco Ocupacional  Rui Melo, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana
  • 16h00 – Pausa
  • 16h20
    • Ruído ocupacional e perdas auditivas António Oliveira, ISCIA;
  • 17h30 – Encerramento do Encontro.

Comissão Científica:
A. Sérgio Miguel ISCIA, FEUP, EEUM
Divo Quintela FCTUC
Fernanda Rodrigues DECivil-UA
J. Santos Baptista FEUP
Pedro Arezes EEUM

Comissão Organizadora:
Armando Teixeira Carneiro (Presidente)
Victor Gonçalves de Brito
Ângela Seixas
António Oliveira

Secretariado: