DESRI

3º Encontro de Riscos Ocupacionais

Publicado a:

Data do evento: 12 Novembro 2015

A 3ª edição do Encontro de Riscos Ocupacionais do ISCIA realizar-se-á no dia 12 de novembro de 2015, dinamizado por Alberto Sérgio Miguel, docente coordenador do Departamento de Segurança e Riscos (DESRI).

Considera-se Risco Ocupacional a possibilidade de um trabalhador sofrer um determinado dano derivado do seu trabalho.

Os riscos ocupacionais estão associados a causas de natureza humana (comportamentos individuais e metodologias no desenvolvimento dos trabalhos), de natureza técnica (ambiente de trabalho, equipamentos, ferramentas, máquinas e materiais) ou ainda a causas exteriores ao trabalho (condições climatéricas adversas ou outras provocadas por terceiros).

Constituem obrigações gerais dos empregadores, entre outras (art.º 15º da Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, alterada pela Lei 3/2014, de 28 de Janeiro):

• Identificar os riscos previsíveis em todas as atividades da empresa, estabelecimento ou serviço, na conceção ou construção de instalações, de locais e processos de trabalho, assim como na seleção de equipamentos, substâncias e produtos, com vista à eliminação dos mesmos ou, quando esta seja inviável, à redução dos seus efeitos;
  • ​Integrar a avaliação dos riscos para a segurança e a saúde do trabalhador no conjunto das atividades da empresa, estabelecimento ou serviço, devendo adotar as medidas adequadas de proteção.

Por sua vez, o trabalhador (art.º 17º da mesma lei) deve cumprir as prescrições de segurança e de saúde no trabalho, estabelecidas nas disposições legais e em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, bem como as instruções determinadas com esse fim pelo empregador.

O 3º Encontro de Riscos Ocupacionais tem como propósito dar um contributo relevante na abordagem à identificação e avaliação dos riscos e para o desenvolvimento das medidas para a respetiva mitigação e controlo.
Pretende-se dar continuidade ao fórum de discussão iniciado pelos 1º e 2º encontros, realizados em 2013 e 2014,e envolvendo não só a Comunidade do ISCIA, mas também os profissionais e os académicos de outras instituições, que se disponibilizem para este debate.
O programa inclui comunicações por oradores convidados e comunicações voluntárias que sejam aceites pela Comissão Científica.

Programa:

• 14:00 – Acolhimento e registo
  • 14:30 – Sessão de Abertura:
    • Armando Teixeira Carneiro, Diretor do ISCIA
    • Aurélio Paulino Pereira, Diretor do Centro Local do Baixo Vouga, ACT
  • 14:50  Avaliação do Risco em Saúde Ocupacional  Salvador Massano Cardoso, Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina
  • 15:20 Sistemas de Gestão de Exposição ao Risco Ocupacional  Miguel Tato Diogo, Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia
  • 15:50  Intervalo
  • 16:10 – Prevenção de Riscos em Projeto através de Modelos BIM – Maria Fernanda Rodrigues, Universidade de Aveiro, Departamento de Engenharia Civil
  • 16:40  Encerramento do Encontro.

Comissão Científica:
A. Sérgio Miguel ISCIA, FEUP, EEUM
Divo Quintela FCTUC
Fernanda Rodrigues DECivil-UA
J. Santos Baptista FEUP
Pedro Arezes EEUM

Comissão Organizadora:
Armando Teixeira Carneiro (Presidente)
Alberto Sérgio Miguel
Ângela Seixas
António Oliveira

Secretariado: