Departamento de Segurança e Riscos

3º Encontro de Riscos Ocupacionais do ISCIA

Publicado a: 15 Novembro 2015
3º Encontro de Riscos Ocupacionais

Decorreu na passada quinta-feira, dia 12 de novembro, no auditório do ISCIA, o 3º Encontro de Riscos Ocupacionais, realizado no âmbito do Departamento de Segurança e Riscos (DESRI) deste Instituto.

Segundo Alberto Sérgio Miguel, da comissão organizadora, um dos objetivos do encontro foi trazer pessoas ligadas às áreas da segurança e da saúde ocupacionais, particularmente na vertente do risco. Aurélio Paulino Pereira, Diretor do Centro Local do Baixo Vouga, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) foi convidado a presidir a mesa de abertura deste encontro e referiu que a avaliação de riscos é o epicentro de toda esta envolvente.

Salvador Massano Cardoso, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi o primeiro orador dessa tarde, abordando a temática da Avaliação do Risco em Saúde Ocupacional. Sistemas de Gestão de Exposição ao Risco Ocupacional foi a comunicação feita por Miguel Tato Diogo, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e antigo docente do ISCIA. Maria Fernanda Rodrigues, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, foi a última oradora com Prevenção de Riscos em Projeto através de Modelos BIM.

O Encontro de Riscos Ocupacionais deu, uma vez mais, um contributo relevante na abordagem à identificação e avaliação dos riscos e no desenvolvimento das medidas para a respetiva mitigação e controlo.