Message



III Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil

A Segurança e a Proteção Civil debatidas entre Aveiro e Penafiel


Publicado a: 10 Maio 2016
Proteção Civil

O Departamento de Segurança e Riscos (DESRI) e o Centro de Estudos em Proteção Civil (CEPC) do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) organizaram, na passada semana, duas sessões inseridas no III Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil.

O auditório do ISCIA acolheu a primeira sessão, a 04 de maio, dedicada à temática dos Planos de Intervenção em Catástrofe, e contou com intervenções pertinentes e bastante atuais de um painel composto por Peritos Europeus em Proteção Civil. O evento contou, também, com a presença e participação de vários especialistas nacionais, de entidades como a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Escola Nacional de Bombeiros, a Liga de Bombeiros Portugueses, a Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro e a Universidade de Aveiro.

Proteção Civil ISCIA

A segunda sessão, deste III Ciclo de Conferências, ocorrida a 06 de maio em Penafiel, com a colaboração do Município local, fomentou e esclareceu a temática da Segurança Contra Incêndio em Edifícios. Tendo como base a publicação do Decreto-Lei nº 224/2015, de 9 de outubro, que alterou e republicou o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios, instituído pelo Decreto-Lei nº 220/2008, foi feito um ponto de situação sobre as alterações introduzidas e suas repercussões no projeto, construção e exploração dos edifícios e estabelecimentos.

Proteção Civil ISCIA

Perante uma plateia de mais de uma centena de técnicos e especialistas da área, esta sessão contou com intervenções e esclarecimentos de representantes de entidades como o Centro de Estudos em Proteção Civil do ISCIA, o Comando Distrital de Socorro do Distrito do Porto, a Exactusensu, os Bombeiros Sapadores e Proteção Civil de Vila Nova de Gaia, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, entre outras.

O DESRI e o CEPC, perante o sucesso de ambas as sessões deste e dos anteriores Ciclos de Conferências de Segurança e Proteção Civil do ISCIA, assumem a responsabilidade de dar continuidade ao estudo e à investigação das áreas da Segurança e da Proteção Civil.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo