Mestrado em Gestão Portuária

Alunos visitam Portos de Setúbal, Lisboa, Vigo e Gijón

Publicado a: 19 Fevereiro 2014
ISCIA_APL

Os alunos do Mestrado em Gestão Portuária voltaram ao terreno, desta vez para visitarem os portos nacionais de Setúbal e Lisboa, e os portos europeus de Vigo e Gijón.
Com a visita àqueles dois portos portugueses, os alunos do mestrado completaram a ronda dos existentes a nível nacional: Aveiro, Figueira da Foz, Leixões, Lisboa, Setúbal e Sines. O objetivo foi a familiarização com os diferentes tipos de áreas e equipamentos portuários visitados, nomeadamente ao nível das suas estruturas, organização e modelos de gestão.
Tendo em vista contribuir para uma visão mais aprofundada das estruturas portuárias, e depois de já terem visitado o porto de Barcelona, em fevereiro de 2013, os alunos deslocaram-se a Vigo, o principal porto da Galiza no que se refere ao tráfego de mercadoria manufaturada de alto valor, estendendo a sua área de influência ao resto da Galiza, ao norte de Portugal e ao planalto castelhano. Trata-se de um excelente porto natural, com 14000 hectáres de águas protegidas.

ISCIA_APV

Por sua vez, o porto de Gijón é um dos principais portos marítimos do Arco Atlântico e o líder no movimento de granéis sólidos. O porto de Gijón colocou em serviço, em setembro de 2010, a primeira autoestrada do mar da União Europeia, entre Espanha e França.

Estas visitas fazem parte do plano curricular do Mestrado em Gestão Portuária. Os alunos do curso tiveram, ainda, a oportunidade de participarem na 7ª edição do Curso Life Mos (Motorways of the Sea Training), organizado pela Associação de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância (APTMCD), em estreita colaboração com a Escola Europeia de Short Sea Shipping, o Porto de Barcelona, a Grimaldi, a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR) e o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA).
Os participantes realizaram este curso prático a bordo do navio "Ro-pax", da companhia Grimaldi Lines, que presta este tipo de serviço, o que proporcionou uma perceção mais direta e real, fazendo o percurso Barcelona - Civitavecchia - Barcelona.