AEISCIA

Balanço académico e social supera expetativas

Publicado a: 12 Janeiro 2014
AEISCIA Santa Joana

A vida académica só faz sentido e se eleva quando, por detrás, existe uma organização que zela pelos seus interesses e que promove iniciativas que congreguem os interesses dos estudantes e da Instituição de Ensino Superior que frequentam, integrando-os na comunidade e apoiando-os num percurso académico do qual dependerá o seu futuro profissional. Foi com este espírito que a Associação de Estudantes do ISCIA (AEISCIA), eleita para o ano letivo de 2013-2014, se lançou no desafio de “conduzir” os caloiros e os já veteranos em mais um ano académico.

Terminados que estão os primeiros 4 meses de atividade, foram muitas as iniciativas realizadas, algumas já habituais, outras que primaram por um toque ora original ora social, nunca perdendo de vista a comunidade aveirense que envolve o Instituto e sempre em articulação, num diálogo aberto e proactivo, com a Direção do ISCIA.

INTEGRAÇÃO NAS COMUNIDADES ISCIA E AVEIRENSE

Num primeiro balanço, a AEISCIA está plenamente satisfeita por terem já alcançado grande parte dos seus objetivos. A primeira meta da atual direção foi acolher os alunos do primeiro ano, dando-lhes todo o acompanhamento necessário à sua integração no mundo académico. Para o efeito realizaram a tradicional Praxe, no Lar do Centro Social Santa Joana Princesa, cujos protagonistas foram, para além dos caloiros, os utentes do Lar, que tiveram o papel de doutores da praxe. O magusto, uma visita a Baião, de onde são muitos dos alunos do ISCIA e, por fi m, a Cerimónia de Apadrinhamento, dinamizaram todo este primeiro contacto dos estudantes com a vida académica.

A SOLIDARIEDADE SOCIAL SEMPRE PRESENTE

AEISCIA Banco Alimentar

Outro grande objetivo da AEISCIA é a Solidariedade Social, pretendendo sensibilizar os estudantes e a comunidade aveirense para o papel de apoio que todos temos como dever ter. Hoje eles, amanhã nós e, nesse sentido, a AEISCIA aliou-se ao Banco Alimentar, participando nas ações que este desenvolveu em Aveiro. Neste sentido promoveu também uma palestra com o Presidente do Banco Alimentar, TCOR Martinho, durante a qual todos os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas sobre esta associação de solidariedade social; recolheu cerca de 70 sacos de roupa e de produtos de higiene que foram entregues às Florinhas do Vouga; realizou um jantar para os sem-abrigo de Aveiro, para cerca de 70 pessoas e juntou 3,5 toneladas de papel, cujo valor foi revertido em bens alimentares. Neste âmbito, a AEISCIA conseguiu, ainda, abrigo para duas pessoas que viviam na rua.

No futuro, a AEISCIA pretende continuar a fomentar o espírito de grupo, destacando o papel social que lhe está inerente, fazendo com que “outras associações de estudantes sigam os seus passos”. “Vamos tentar oficializar uma parceria entre a AEISCIA, as Florinhas do Vouga, o Banco Alimentar e outras IPSS, continuando a nossa missão de solidariedade ao longo de todo o ano”, referem os elementos da AEISCIA.

E porque, obviamente, de folia também vivem os estudantes, a AEISCIA prepara já o Batismo dos Caloiros e a Semana Académica, a decorrer a partir de 28 de abril.