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Formação Contínua de Professores

A Criança com NEE - modelos de referenciação e intervenção


Publicado a: 5 Março 2018

Data do evento: 15 Junho 2018

A Educação Especial já não é mais concebida como um sistema educacional paralelo ou segregado, mas como um conjunto de medidas que a escola regular põe ao serviço de uma resposta adaptada à diversidade dos alunos.

Na sequência da formação dos alunos do Mestrado e da Pós-graduação em Ensino Especial, é notória a "carência" de experiências metodológicas de cariz predominantemente prático e de concretização em contextos reais educativos.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria e desenvolvimento dessas competências, desenhou-se um plano de ação de formação, tentando desta forma criar e proporcionar outras experiências de formação menos formais, mais participadas e principalmente direcionadas para a aquisição de destreza e competências práticas de ação na área das NEE (Necessidades Educativas Especiais).

A metodologia de trabalho vai assentar essencialmente nos seguintes procedimentos:

As aulas serão de natureza teórico-prática, incluindo o enquadramento e exposição conceptual das temáticas implícitas no domínio das Dificuldades de Aprendizagem e a sua aplicação prática, recorrendo ao estudo de casos práticos de alunos com NEE, à planificação específica da intervenção em cada caso, à preparação de instrumentos de trabalho e à intervenção conjunta em ações educativas a determinar.

Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-90390/17. 

Para efeitos previstos no nr.º 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.

A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é realizada de modo continuado pelos formandos em conjunto com os formadores e tem como referência os objetivos e finalidades do curso.

Os formando serão pois avaliados através da realização de um trabalho individual teórico-prático e pela participação nas aulas.

As componentes a considerar na avaliação são as seguintes:

a) participação nas sessões presenciais

b) realização de um trabalho Individual teórico-prático que será apresentado à turma na(s) Última(s) aula(s)

Esta ação tem o seguinte horário: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

O último dia termina às 19:00.

Mais informações sobre este curso, podem ser obtidas aqui.


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