Message



A bordo do NTM Santa Maria Manuela

Cumprido o lançamento do livro "A Segurança nos Portos"


Publicado a: 12 Janeiro 2015

Foi a bordo do NTM Santa Maria Manuela que na passada sexta-feira, dia 09, se realizou o lançamento do livro A SEGURANÇA NOS PORTOS, uma obra que conta com a participação de 19 autores, alguns, docentes do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), e cuja coordenação pertence ao VALM Victor Lopo Cajarabille.

Editado pela Mare Liberum, editora da Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), para o ISCIA, a obra vem na sequência de duas anteriores, O MAR NO SÉCULO XXI e A SEGURANÇA NO MAR, sendo esta uma das principais áreas de estudo deste Instituto.

Várias foram as vozes ouvidas neste lançamento. O Diretor do ISCIA começou por felicitar os autores da obra que, referiu, “é o resultado da gestão e coordenação de conhecimentos altamente especializados que no País existem e que são hoje colocados à disposição de quantos têm, e vão ter, o Mar como seu desígnio, como seu espaço de trabalho”. Armando Teixeira Carneiro congratulou-se com a parceria que há já alguns anos existe entre a marinha e o ISCIA, protagonizando relações de excelência e potenciando ações conjuntas, referindo o apoio técnico, altamente especializado, da marinha, a vários projetos do Departamento de Tecnologias do Mar (DETMAR), do ISCIA. O Diretor do ISCIA disse ainda que o livro será certamente uma obra de referência para todos quantos necessitem compreender ou aprofundar conhecimentos  na área da segurança. O coordenador do livro, VALM Victor Lopo Cajarabille, que começou por mostrar a sua gratidão ante o Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro, referiu a não existência, até aos dias de hoje, de uma obra abrangente do caráter da segurança nos portos, o que faz com que este seja um livro pioneiro e que vem alimentar a cultura marítima e o fortalecimento dos elos de ligação ao mar.

O Comandante Themes de Oliveira elogiou a pertinência do livro, tendo-se referido ao trabalho dedicado de cada um dos autores. Também foi lembrada a memória do Professor André Henriques (que foi especialista em questões marítimo-portuárias e docente do ISCIA) e que conseguiu escrever o seu excelente texto já muito doente, em fase terminal. Eduardo Martins, docente coordenador do ISCIA, elogiou toda a equipa que trabalhou neste projeto, vendo-o, também, como “um processo de integração dos professores e alunos do Instituto e, acima de tudo, no sector empresarial marítimo-portuário.” O VALM Álvaro da Cunha Lopes, Diretor Geral de Autoridade Marítima, referiu, acima de tudo, a importância que o ISCIA tem tido como parceiro nesta área. O Engenheiro Miguel Sequeira, Diretor Geral de Recursos Marítimos, salientou o interesse e a complexidade da segurança no mar, aliado à importância de trabalhar em rede. Por último, o Engenheiro José Ribau Esteves, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), garante a “construção mais forte deste mar, contribuindo, entre outras coisas, para o desenvolvimento da atividade económica”, e, como o próprio referiu, “que a história seja grande e o nosso mar imenso”.

Esta cerimónia reuniu mais de 60 pessoas com relevantes e indispensáveis ligações à área, entre eles Luís Cacho, Administrador do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, Aníbal Paião, Administrador da Pascoal & Filhos, o Armador do Navio, o Comandante São Marcos, Comandante do Navio, vários oficiais da marinha, docentes e investigadores do ISCIA, entre outros.

Acostado no antigo "Cais dos Bacalhoeiros", na Gafanha da Nazaré, o NTM Santa Maria Manuela é um navio histórico que foi lançado às águas do Tejo em 1937 e participou nas famosas campanhas de pesca do bacalhau à linha até ao início da década de 90. Em 2010, após ter passado por um processo de reconstituição, o NTM Santa Maria Manuela está de novo apto a navegar, agora como Navio de Treino de Mar, sem quaisquer restrições de navegação, graças à decisão mecenática da Pascoal & Filhos, S.A., armadora do navio. O NTM Santa Maria Manuela tem, desde há anos, representado Portugal nos mais importantes eventos marítimos do Atlântico, do Báltico e do Mediterrâneo.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo