Formação Contínua de Professores

Curso de Especialização em Língua Gestual Portuguesa

Publicado a: 7 Março 2018

Data do evento: 13 Julho 2018

Uma nova aposta formativa do ISCIA, dirigida a todos os grupos de recrutamento, inicia já no próximo  dia 13 de Julho – Curso de Especialização em Língua Gestual Portuguesa.

A educação das pessoas surdas, através de métodos oralistas, parece não corresponder às necessidades educativas desta população. O oralismo, nas suas diversas configurações, passou a ser amplamente criticado pelo facto de que, embora pretenda propiciar a linguagem oral como forma de integração, esse trabalho educacional acentua, ao invés de eliminar, a desigualdade entre surdos e ouvintes quanto às oportunidades de desenvolvimento.

Cientificamente está provado que a primeira língua da pessoa surda é a língua gestual, a língua que ela adquire de uma forma natural, sem esforço, sem restrições, possibilitando o máximo desenvolvimento a nível cognitivo, linguístico, emocional e social, de uma forma harmoniosa.

Sobre esta matéria, várias têm sido as orientações lançadas por organizações nacionais e internacionais, nomeadamente: o PARLAMENTO EUROPEU, através do DOCUMENTO A2-302/87, que apela aos governos dos Estados Membros para o reconhecimento das línguas gestuais propondo para que estas façam parte integrante da educação dos surdos; a RESOLUÇÃO 48/96 das NAÇÕES UNIDAS (1993) sobre a “Normas de Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência”, que sugere a necessidade de intérpretes de língua gestual na educação de surdos; a DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994) sobre “ Princípios, Políticas e Práticas na área das Necessidades Educativas Especiais” que, para além de dar enfoque à utilização da língua gestual na educação dos surdos, reconhece que a sua educação poderá ser realizada em escolas especiais ou em unidades ou em classes especiais de ensino regular, dadas as necessidades específicas desses alunos; e finalmente a nível do nosso país, a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA (1997), no seu artigo n.º 74, alínea h), que reconhece a língua gestual como instrumento de acesso à cultura e à educação.

DESTINATÁRIOS

Os destinatários deste Curso são Pessoal Docente de todos os grupos de recrutamento, com pouco ou nenhum conhecimento prévio de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

MODALIDADE

Presencial e distal

OBJETIVOS

Este curso constituirá um espaço pedagógico capaz de desenvolver as primeiras formas de comunicação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e, sobretudo, criar nos formandos a necessidade e o prazer de a utilizar.

O objectivo deste curso é o ensino da LGP, tal como é usada pela comunidade surda, pelo que as aulas serão dadas directamente em LGP. Algum apoio será dado através de informação escrita sobre aspectos linguísticos, lexicais, culturais ou de uso da língua, durante este curso.

Os objectivos gerais deste curso são:

Favorecer a aquisição de conhecimentos e desenvolver capacidades e competências dos formandos no domínio das temáticas relacionadas com a Língua Gestual Portuguesa, a comunidade surda e a sua cultura;
Desenvolver competências de comunicação através do domínio da Língua Gestual Portuguesa.

Os objectivos específicos deste curso são:

Proporcionar conhecimentos básicos da Língua Gestual;
Desenvolver capacidades comunicativas e linguísticas em Língua Gestual, de modo a promover a integração mais eficaz entre professores, educadores, alunos e respectivas famílias;
Incentivar, enriquecer e inovar as práticas comunicativas relativas à educação dos surdos, potenciando uma melhoria qualitativa na comunidade surda.

No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:

Saber manter um diálogo com os surdos, tanto pessoal, como em comunidade;
Dominar com maior apropriação conhecimentos relativos à área da comunicação e da linguagem dos surdos;
Desenvolver competências comunicativas e linguísticas em língua gestual capazes de potenciar respostas educativas mais adequadas e ajustadas às pessoas surdas;
Possibilitar uma melhor comunicação entre familiares e na comunidade escolar;
Contribuir para uma real e efectiva integração dos surdos nas três vertentes: FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE.

PLANO CURRICULAR

O conteúdo deste curso será aplicável a um leque de situações comuns, incluindo educação e interacção com pessoas adultas.

A estrutura dos Módulos é feita através de actividades para exercitar os olhos, nomeadamente, no desenvolvimento da atenção visual e da discriminação visual e em exercícios de memória visual e, também, através de actividades para exercitar o corpo, nomeadamente, em exercícios de agilidade motora, de expressão facial; de conhecimento do seu próprio corpo e de reconhecimento do espaço.

MÓDULO I – 8h

– Lojas

MÓDULO X – 8h

– SignWriting (SW)

Cristina Maria Carneiro Frias Miranda será a formadora deste curso.

O Programa do curso é composto por vários módulos, mediante o uso da dactilologia, aplicando alguns exercícios de desenvolvimento, reforçando algumas expressões, indicando alguns objectos e situações do quotidiano, evidenciando alguns verbos – os modos e os tempos e, finalmente, explicando a estruturação frásica. Complementa-se, ainda, este Programa através de um conto de histórias tradicionais e da discussão sobre vários temas da vida quotidiana e da actualidade que vão surgindo ao longo do Curso.

Mais informações sobre este curso aqui.

Dúvidas ou outros esclarecimentos através do email: acesso@iscia.edu.pt