Message



28 de abril

Dia Nacional de Segurança e Prevenção no Trabalho


Publicado a: 28 Abril 2015

O ISCIA associa-se à celebração anual da importância das boas práticas de prevenção de acidentes e doenças associadas à ocupação laboral, com a realização conjunta (Associação de Riscos) do IX Encontro Nacional de Riscos e II Fórum de Riscos e Segurança, que ocorrerão no próximo dia 15 de maio, no auditório do ISCIA.

Esta celebração, de âmbito mundial, objetiva ser um alerta para o cumprimento das regras de prevenção destes acidentes. Muito embora tenha já sido feito um grande trabalho na melhoria destas práticas (implementação de regulamentação vinculativa; ações de sensibilização de todos os intervenientes nas atividades socioeconómicas; etc.) é, ainda, assustador o número de acidentes e doenças que têm origem nos locais de trabalho.

No caso nacional, relativamente a acidentes, o número de mortes registadas em 2014 cifrou-se em 135, com a ligeira nota positiva de ser um número inferior ao do ano transato mas, no primeiro trimestre de 2015, já ocorreram 32 acidentes de trabalho mortais.

No âmbito da celebração do Dia Nacional de Segurança e Prevenção no Trabalho de 2015, a mensagem do Inspetor-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho salienta a necessidade de se reforçar a cultura da segurança aplicando, entre outras medidas, a inserção das matérias de segurança e saúde no trabalho nos curricula escolares de todos os graus de ensino.

O ISCIA, que tem um departamento diretamente ligado à área da segurança – Departamento de Segurança e Riscos (DESRI) – mantém, então, formação superior com a Licenciatura em Segurança Comunitária, Pós-graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho e, ainda, Mestrado em Higiene e Segurança Ocupacionais, apoiando esta medida, bem como outras que contribuam para a redução da sinistralidade e para o domínio dos problemas resultantes dos riscos emergentes associados a novos materiais, novas tecnologias e novos hábitos sociais.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo