Message



2.º Curso Elementar de Estado-Maior (CEEM)

DOCENTE DO ISCIA EM TIMOR-LESTE


Publicado a: 7 Outubro 2016

Data do evento: 7 Outubro 2016
Prof. Especialista Ângela Seixas

No âmbito do Acordo de Colaboração firmado com o Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste (IDN TL) o ISCIA tem programadas várias iniciativas formativas no âmbito do 2.º Curso Elementar de Estado-Maior (CEEM), Conjunto e Integrado, promovido por aquele Instituto de Timor-Leste.
Esta primeira intervenção, que aconteceu durante a primeira semana de outubro, contou com a participação da Prof. Especialista Ângela Seixas, docente coordenadora no ISCIA, e foi dedicada à temática da Proteção Civil e Gestão de Crises, área curricular em que o ISCIA tem vindo a desenvolver, com sucesso, vários cursos de nível superior. 
É objetivo central desta formação a transmissão de conhecimentos e competências básicas nos domínios da Proteção Civil, da avaliação de riscos naturais e tecnológicos, do planeamento de emergência e da gestão de crises, com interesse para as atividades profissionais ligadas à defesa e segurança. Tendo em atenção as especiais condições de Timor-Leste - as suas características geográficas, a organização do Estado e, em particular, das estruturas existentes de apoio à proteção civil - o curso abordou temas de grande relevância para este país.
De salientar: a Autoridade de Proteção Civil; a Coordenação dos Agentes de Proteção Civil; a previsão e a avaliação dos riscos coletivos; e a instituição do Sistema Nacional de Alerta e Aviso. As várias sessões de trabalho permitiram referenciar as melhores práticas aplicáveis, procurar avaliar e ponderar as condições existentes e analisar as melhores formas de promover a operacionalização dos desafios para Timor-Leste.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo