POS GRADUAÇÃO

Emergência Médica e Catástrofe

Publicado a: 13 Setembro 2019
emergencia

Pós-Graduação em Emergência e Catástrofe tem como objetivo dotar profissionais de saúde de um elevado nível de diferenciação que dê resposta às atuais necessidades dos diferentes contextos de Emergência Médica. Para além das 200 horas de formação presenciais, com o objetivo de dotar os discentes de competências e conhecimentos essenciais para o domínio da área de Emergência e Catástrofe, de forma a se constituir uma oportunidade única de formação diferenciada, em parceria com o centro de formação em Emergência Médica – Ocean Medical, os discentes terão ainda incluído na Pós-Graduação os cursos de:

• Suporte Avançado de Vida,
  • Suporte Avançado de Vida Pediátrico,
  • Suporte Avançado de Vida Trauma (International Trauma Life Support),
  • Emergências Médicas (Advanced Medical Life Support),
  • Trauma Militar (ITLS-Military),
  • All Hazards Disaster Response,
  • Suporte Avançado de Vida Queimados e Abordagem,
  • Transporte e Segurança do Doente Crítico.

Estes 8 cursos, todos acreditados e certificados por instituições como a American Heart AssociationInstituto Nacional de Emergência MédicaInternational Trauma Life Support e National Associaton of Emergency Medical Technicians, vêm assim oferecer um maior leque de competências técnicas aos discentes, permitindo assim um equilíbrio entre o saber-saber e o saber-fazer.

O plano curricular desenhado pretende ainda dar resposta à maioria dos pré-requisitos curriculares definidos pela Ordem dos Enfermeiros para a Competência Acrescida Diferenciada em Emergência Extra-Hospitalar e pelo Colégio da Competência em Emergência Médica da Ordem dos Médicos para a Competência em Emergência Médica.

Contudo, nos tempos atuais, não faz sentido desenvolver-se um perito em Emergência e não se adicionar a vertente da Catástrofe, pois catástrofes, desastres e eventos multivítimas têm vindo a tornar-se mais frequentes ano após ano, exigindo a todos os profissionais de saúde um rol de competências específicos em termos de gestão da mesma, mas acima de tudo em termos operacionais.

Com uma equipa docente diferenciada, com uma vasta experiência nas diferentes vertentes e domínios da área da Emergência Médica e Catástrofe, o aluno verá assim o seu percurso académico ser acompanhado de perto por profissionais de referência. Culminando na organização e operacionalização de um Exercício Final, denominado MASCAL20, onde os alunos terão oportunidade de num ambiente simulado, gerir e operacionalizar um evento de multivítimas.

Esta Pós-Graduação apresenta-se assim como uma oportunidade formativa única para quem quer não só enriquecer e complementar a sua vertente curricular académica, mas também para quem procura formar-se e desenvolver-se enquanto profissional de saúde diferenciado na área da Emergência Médica.

Data de Início em Lisboa: 22 de outubro (sessão de apresentação dia 09 de outubro, pleas 18:00)

Data de Início em Aveiro: Outubro (data a definir)

Mais informações sobre esta Pós Graduação AQUI.

Candidaturas ONLINE AQUI.

Qualquer dúvida ou esclarecimento poderá contactar-nos através do email acesso@iscia.edu.pt ou do telefone 234 423045