AEISCIA prepara semana académica

Entrevista a José Alferes, presidente da AEISCIA

Publicado a: 12 Abril 2013

José Alferes, presidente da Associação de Estudantes do ISCIA (AEISCIA), assumiu, no início do ano letivo, o desafio de promover o espírito académico da Instituição. A pouco tempo de se consagrar finalista, partilha alguns pensamentos e experiências que acumulou durante este tempo de atividade.

Como tem sido a experiência de presidir a Associação de Estudantes do ISCIA?
A presidência desta magnífica associação tem assentado numa filosofia de dinâmica, criatividade e inovação.
Elaborámos, e está em execução, um plano de atividades ambicioso, abundante em diversos eventos, compatibilizando a disponibilidade dos nossos estudantes. Nem sempre é fácil "reunir as tropas", contudo vale o esforço, o compromisso e a dedicação de alguns elementos que me acompanham em todos os momentos.
Contando com o apoio da Instituição, sempre aberta a novas propostas e desafios da nossa parte, tentamos ao máximo proporcionar um excelente espírito académico, para que os nossos estudantes se sintam integrados e motivados a levar o “barco a bom porto”.

Enquanto trabalhador-estudante, como tem conseguido gerir o tempo entre trabalho, estudo e farra?
É fácil! Reservando umas excelentes 8 horas para dormir, que são mais do que necessárias, sobram 16, que logicamente não gasto a ver televisão! Com uma boa organização e uma notável lista de contactos é possível fazer autênticas maravilhas, e isto num só dia. É fundamental, também, rodearmo-nos de pessoas capazes e motivadas, que partilhem do mesmo espírito de iniciativa que nós.

E com a chegada da Semana do Enterro?
O Enterro é seguramente o momento mais esperado por todos os estudantes aveirenses, contudo, como devem compreender, exige uma velocidade de raciocínio e execução mais intensa, mas é um excelente desafio para mim e para toda a associação. Quero reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pela AAUAV, que é muito mais exigente, e agradecer o convite, respeito e consideração que senti em relação à AE ISCIA.

O ISCIA continuará a marcar presença no desfile académico?
Após uma forte presença do ISCIA no desfile do ano passado, vai ser curioso perceber como vamos reagir à perda de magníficos elementos e amigos nesta estrutura, que trabalharam com todo o empenho para esse sucesso. Agora, e como desistir é para os fracos e dos fracos não reza a história, sugiro que esta cidade se prepare, pois no dia 25 de Abril poderão surgir surpresas agradáveis.

Que planos reserva para o futuro?
Tenho, entre muitos, dois pensamentos que me perseguem, “quem não sabe para onde vai é porque já chegou” e “quando não estás a acrescentar algo no que fazes, estás a subtrair”, não quero assumir publicamente nenhum compromisso sobre as minhas decisões, ou caminhos que quero seguir, mas existe sempre uma probabilidade de não se verem livre de mim já este ano.