Formação totalmente a distância

Publicado a: 5 Maio 2020

Data do evento: 1 Junho 2020
equipas

O Departamento de Psicologia e Educação do ISCIA lança este curso de Formação Contínua denominado "A Equipa Multidisciplinar de Apoio a Educação Inclusiva – Novos Desafios e Práticas", acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua com o Registo: CCPFC/ACC-108017/20, como Formação a Distância.

Este curso pretende apoiar a formação de docentes envolvidos nas novas abordagens e práticas no âmbito da educação inclusiva, decorrente da implementação do novo diploma legal (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de Julho), relevando as 25 horas de formação contínua para a Dimensão Científica e Pedagógica dos docentes dos  agrupamentos 910, 920 e 930.

Esta formação realiza-se totalmente a distância, através da Plataforma LMS (Learning Managempent System) – MOODLE, base do Campus Virtual do ISCIA, onde se disponibilizam todos os conteúdos, e de um sistema de transmissão de aulas síncronas online, com recurso à plataforma ZOOM.

Estes sistemas disponibilizam um conjunto de funcionalidades que permitem aos seus docentes interagirem com os seus alunos a distância, com recurso a vídeo, partilha de ecrã, chat e sistema de registo de presenças.

O regime de formação a distância é ajustado às necessidades dos profissionais docentes, permite prestar um serviço de qualidade, suportado por soluções flexíveis, inovadoras e tecnologicamente avançadas. É a solução para superar as dificuldades de tempo, insularidade e espaço físico que comporte muitas pessoas reunidas, permitindo uma gestão flexível, de acordo com as necessidades de aprendizagem dos formandos.

Registo: CCPFC/ACC-108017/20

Nº de horas acreditadas: 25

• Conhecer os Princípios orientadores do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho
  • Conhecer a constituição e funções da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
  • Perceber o funcionamento dos Centros de Apoio à Aprendizagem
  • Conhecer os documentos do Manual de Apoio à Prática: Relatório Técnico-Pedagógico (RTP); Programa Educativo Individual (PEI); e Plano Individual de Transição (PIT)
  • Desenvolver respostas concretas à luz do novo regime legal da Inclusão Escolar, tendo em conta: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular;
  • Estimular a participação de todos os intervenientes do processo educativo.
  • Ser capaz de adotar metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança
  • Privilegiar o desenvolvimento de práticas de trabalho cooperativo

Plano Curricular

1. Impacto do diploma legal nas práticas educativas:

• Trabalho colaborativo;
  • Parcerias;
  • Organização e gestão de recursos;
  • Centros de Apoio à Aprendizagem;
  • Práticas pedagógicas;
  • Abordagem centrada na interação pessoa/ambiente

2. Recursos organizacionais e pedagógicos em Educação inclusiva: as equipas educativas

3. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI):

• Organização
  • Competências e eixos de intervenção
  • Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão (atribuições)
  • Centros de Apoio à Aprendizagem: recursos humanos e materiais, saberes, competências, funcionamento e eixos de intervenção

4. Processo de transição para a vida pós-escolar: da escola para o mercado de trabalho

• Pressupostos, organização e procedimentos
  • Parcerias: escola e comunidade
  • Plano Individual de Transição (PIT): Elaboração;
  • Critérios, instrumentos de avaliação e Monitorização;
  • Papel dos Intervenientes na Aplicação do PI

Para saber mais sobre esta formação, consulte AQUI mais informação.

Mais informações através do email: acesso@iscia.edu.pt ou do telefone 234 423 045

Pedir Informações

Candidatar-me!