SEMINÁRIO ABERTO À COMUNIDADE

Estratégia e Gestão de Organizações de Economia Social

Publicado a: 27 Fevereiro 2018

Data do evento: 16 Março 2018

Na continuidade de uma aposta forte na partilha de conhecimento junto dos seus alunos e da comunidade em geral, o ISCIA promove, no próximo dia 16 de março, um Seminário sobre Estratégia e Gestão de Organizações de Economia Social, que se realizará no Auditório do ISCIA, com início às 09:30.

Este seminário visa abordar a temática da inovação, do empreendedorismo e do capital humano no âmbito da Gestão de Organizações de Economia Social e terá como intervenientes: responsáveis políticos, dirigentes de organismos estatais, dirigentes de instituições privadas da área de intervenção social, bem como, organizações privadas de empreendedorismo social.

O objetivo é abordar a importância da gestão estratégica das organizações da economia social e os desafios que estas instituições enfrentam, sobretudo na sustentabilidade financeira.

Dentro deste enquadramento, pretende-se demonstrar como a inovação e o empreendedorismo social poderão, ou não, ser conceitos e práticas internalizadas nestas organizações, os respetivos desafios, os pontos fortes e/ou fracos, o valor acrescentado e o seu impacto na sociedade.

09:30 Receção dos participantes

10:00 Sessão de abertura
Diretor ISCIA - Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro
Presidente da C M Aveiro e Presidente do Conselho Intermunicipal de Aveiro - Eng. Ribau Esteves

10:30 PAINEL 1 - Políticas Públicas em ação
Moderador: Dr. Hugo Tavares (Dirigente de OES, Docente)
Diretor Centro Distrital Segurança Social - Dr. Manuel Ruivo;
Direção-Geral dos Estabelecimentos escolares - Dra. Cristina Oliveira;
Delegação regional do centro do IEFP - Delegado regional - Dr. António Alberto da Costa; Portugal Inovação Social - Dr. Filipe Almeida

12:30 Pausa para almoço

14:00 PAINEL 2 - Estratégia para o empreendedorismo e inovação social
Moderador: Dr. Délio Carquejo (Diretor Adjunto ISCIA)
CIRA Aveiro - Dr.José Eduardo de Matos (secretário executivo) IES-Social Business School - Dra. Filipa Almeida
LIS — laboratório de investimento social - Dr. Luis Fonseca
Presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas - Dr. Luís Alberto Silva

15:15 coffee Break

15:30 PAINEL 3 - O futuro é hoje — Iniciativas de empreendedorismo e inovação social
Moderador: Dr. Armando Guimarães (Dirigente de OES, Empreendedor)
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga (Projeto SOMOS +) - Dr. David Rodrigues
Associação Leque (Projeto EKUI) - Dra. Celmira Macedo
Associação para o Desenvolvimento Local - Sol do Ave (ASA - Ave Social Angels) - Dra. Marta Coutada
CooLabora (Covilhã) - Dra. Graça Rojão
CASA DO SAL (Figueira da Foz) - José João (Responsável do Projeto)

17:00 Sessão de encerramento

Aproveitando a realização deste seminário, o ISCIA lança a 1ª edição da Pós-Graduação em Estratégia e Gestão de Organizações de Economia Social: o caminho para o empreendedorismo e inovação.

As inscrições para este seminário são gratuitas, mas obrigatórias.

Mais informações através do email geral@iscia.edu.pt ou do telefone 234 423 045