Visita de estudantes de Timor-Leste

Publicado a: 6 Dezembro 2016

Data do evento: 6 Dezembro 2016
ESTUDANTES DO INSTITUTO DE DEFESA NACIONAL DE TIMOR-LESTE VISITAM O ISCIA

No âmbito da cooperação institucional entre o ISCIA e o Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste (IDN) visitaram ontem, dia 05 de dezembro, esta Instituição de Ensino Superior Portuguesa, os estudantes do 2.º Curso Elementar de Estado-Maior Conjunto e Integrado (CEEMCI), que integram Oficiais Superiores das Falintil – Forças Democráticas de Timor-Leste e da Polícia Nacional de Timor-Leste, além de Quadros Superiores de diferentes Ministérios. A delegação era chefiada por um representante das Falintil e integrava ainda um representante do Ministério da Defesa.

Ângela Seixas, docente coordenadora no ISCIA, fez uma abordagem sobre os principais desafios que se colocam em termos de proteção civil, tendo havido ainda oportunidade de oferecer equipamento de proteção individual de combate a incêndios urbanos e industriais, uma oferta que contou com a colaboração da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fajões e que tem como destinatários os Bombeiros de Dili.

A reunião agora realizada constitui o complemento do trabalho de formação que foi assegurado por professores do ISICA, em Timor-Leste, abordando os seguintes temas: Proteção Civil, Direito Marítimo, Segurança Marítima e Economia Marítima.