Message

Estudante e Co-Autora de sMOOC

Fernanda Ramos


Publicado a: 24 Abril 2017

Data do evento: 24 Abril 2017

O texto que se segue é um testemunho de participação ativa por parte de uma participante com limitações associadas à visão que já realizou vários sMOOC com o ISCIA, no Portal ECO e que nos conta como tem sido a sua experiência neste ambiente de aprendizagem totalmente online.

“Comecei a estudar no ISCIA no ano de 2012, quando me prepus a fazer uma pós graduação no ensino especial. Devido ao facto da distância ser bastante grande e também ser portadora de deficiência visual, inscrevi-me na solução de ensino à distância e foi assim que fiz a minha pós graduação.

No início fiquei um pouco atrapalhada, pois como uso um leitor de tela no computador, senti algumas dificuldades em trabalhar nessa mesma plataforma.

Depois de praticar e me ambientar à plataforma, consegui terminar ao mesmo tempo que os outros colegas.

A partir daí, e sempre que o ISCIA me enviava um e-mail a informar dessas formações em plataformas, eu sempre me inscrevi.

A primeira foi no sMOOC de Necessidades Educativas Especiais. Como disse anteriormente senti dificuldades no início até me ambientar à plataforma mas, depois de me habituar, gostei imenso de participar neste curso. Obtive certificação com uma nota muito boa no final.

Posteriormente surgiu o sMOOC  “Passo a Passo”, o qual eu também participei, tendo obtido certificação pela UNED.

No decorrer do sMOOC  Passo a Passo, foi-me feita uma proposta pela Professora Raquel Pedrosa, para que fizesse o meu projeto de um sMOOC e assim o fiz. Incentivou-me a seguir com esse mesmo projeto e sugeriu-me que o publicasse no ECO.

Devido ao meu problema de visão, não fiquei muito convencida mas, depois de ter partilhado o meu projeto no Grupo do Facebook,  criado especificamente para promover o encontro de interesses com vista à criação de sMOOCs de forma colaborativa, conheci a Patricia Agoston.

Ela interessou-se no projeto e ficou muito entusiasmada com a ideia de construirmos algo em conjunto. Juntamo-nos com a Professora Raquel Pedrosa e a partir de 3 locais diferentes (Brasil, Cinfães e Espinho) através de Skype e aí fomos definindo como prosseguir. A Patrícia fez pesquisas e vídeos de apresentação, eu estruturei conteúdos que já tinha e em conjunto construímos o sMOOC de Deficiência Visual  – Adaptações Tecnológicas e Ajudas Técnicas.cuja 1ª edição já decorreu., totalmente acessível.

Gostei imenso de participar neste projeto e aprendi imenso com todas as experiências que se geraram na construção, implementação e dinamização do sMOOC que criei com a Patrícia.

Fiz vídeos, fiz skype, criei um grupo de discussão no Facebook, dinamizei com a Patrícia o fórum de discussão da plataforma, enfim, foi um conjunto de experiências que certamente me enriqueceram muito.

Na minha opinião, é uma oportunidade bastante interessante de partilharmos conhecimento e aprendermos uns com os outros.

Agradeço a experiência ao ECO e faço intenções de ir seguindo os vossos cursos sempre que novas soluções apareçam.”

Fernanda Ramos – Portuguesa

SMOOC de Necessidades Educativas Especiais
SMOOC Passo a Passo
E-teacher ECO – SMOOC Deficiência Visual – Características Patológicas e Ajudas Técnicas

A equipa do ISCIA agradece a participação e espera poder acompanhar os interesses de aprendizagem da Fernanda e responder com soluções que lhe possam ser úteis.

OBRIGADA!!


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo