Fun for a better world

Futboling chega a Portugal

Publicado a: 20 Setembro 2013
Futboling ISCIA Futboling ISCIA

Tudo evolui e, com os avanços tecnológicos, a forma como interagimos com os dispositivos tem vindo gradualmente a sofrer alterações. Os matraquilhos não poderiam escapar a essa evolução e um grupo de empresários espanhóis tornaram possível que estas antigas máquinas de entretenimento adquirissem uma nova dimensão.

Futboling é um projeto que reinventou os clássicos matraquilhos. Respeitando a jogabilidade original e graças a um software desenvolvido e implementado pelo seu criador Nacho Escobar, foi implementada uma transformação, um desafio global, uma competição em grande escala, que pode ser acompanhada, em tempo real, em qualquer parte do mundo. Todos os jogos e resultados são armazenados e compartilhados no site Futboling.com e através de aplicações móveis, desenvolvidas para iOS e Android.

A máquina instalada no ISCIA é a primeira em Portugal e, seguindo o propósito do jogo, constitui-se como “o primeiro estádio português de Futboling".
Incorpora sensores, ecrãs, ligação à Internet e um computador que armazena os dados de cada um dos jogos. Os quatro teclados instalados permitem que o jogador introduza o seu número de telefone, onde receberá, gratuitamente, um código por sms que lhe permitirá a identificação, em cada jogo realizado, em qualquer máquina do mundo. Com essa identificação poderá também criar o seu avatar, previamente configurado, no site futboling.com, assim como aceder ao relatório sobre a sua posição no ranking, anunciar as metas de ouro ou outros eventos do jogo.
Mas a verdadeira realidade deste projeto é seu caráter social, uma vez que o custo de cada jogo é distribuído da seguinte forma:

• 33% são destinados para o local onde a máquina está instalada. A instituição irá utilizar essa receita para a biblioteca, material didático, bolsas de estudo;
  • 33% são doados a uma ONG, escolhida por cada jogador antes de iniciar o jogo;
  • 33% vão diretamente para a Fundação “Fun for a better world", uma ONG criada por Futboling e orientada para a integração social e laboral de pessoas e grupos com deficiência física ou mental.

Além das moedas, uma outra forma de receita é o patrocínio das marcas ou publicidade integrada nos ecrãs. Essas receitas serão utilizadas na construção de mais máquinas e na ampliação das opções e serviços na plataforma digital.

Nacho EscobarNacho Escobar, chefe do projeto Futboling, agradeceu a oportunidade do ISCIA em acolher o seu projeto em Portugal, aliciando a partilha dos ideais, do verdadeiro valor dos matraquilhos,  do seu caráter social e empreendedor, junto de outras instituições de ensino, potencialmente interessadas ​​em usufruir de uma máquina de Futboling.

Desta forma, a rede de matraquilhos, "estádios", a experiência de jogadores portugueses poderão ser ampliados, tornando possível o pleno desenvolvimento do projeto em Portugal.