Palestra Mestrado Higiene e Segurança Ocupacionais

Gestão de Riscos numa Unidade Hospitalar

Publicado a: 22 Fevereiro 2015

Data do evento: 6 Março 2015

No âmbito do Mestrado em Higiene e Segurança Ocupacionais (MHSO), coordenado pelo Prof. Doutor Alberto Sérgio Miguel, será proferida, no dia 6 de março, pelas 19:30, no auditório do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), uma palestra subordinada ao tema “Gestão de Riscos numa Unidade Hospitalar”, pelo Engº Manuel Freitas Costa.

Uma unidade hospitalar é, seguramente, uma das mais complexas estruturas a gerir e a manter, seja pela sua dimensão, complexidade e diversidade de instalações e de equipamentos que a compõem, seja pela elevada quantidade de pessoas que, necessariamente, a visitam e nela trabalham.

Apesar disso, é necessário garantir que se encontram reunidas as condições de trabalho necessárias, quer em termos de componentes materiais, quer em termos de fatores inerentes a este ambiente, que favoreçam a prestação do mesmo por parte dos profissionais nos seus locais de trabalho, de modo a reduzir ao mínimo os riscos profissionais a que estes se encontrem, eventualmente, expostos. Assim, as unidades hospitalares devem planear, promover e implementar estratégias de atuação apropriadas, tendo em vista a Gestão dos Riscos Profissionais existentes.

Manuel Freitas Costa é Docente Universitário e Formador nas áreas da Gestão da Prevenção, de Ergonomia e da Segurança e Higiene do Trabalho, Licenciado em Engenharia de Produção e Pós-Graduado em Engenharia Humana, ambas as formações pela Universidade do Minho. Exerce, atualmente, funções no Centro Hospitalar do Porto, como Técnico de Segurança no Trabalho.