Palestra Mestrado Higiene e Segurança Ocupacionais

Gestão de Riscos numa Unidade Industrial

Publicado a: 16 Março 2015

Data do evento: 10 Abril 2015

No âmbito do mestrado em Higiene e Segurança Ocupacionais (MHSO), coordenado pelo Prof. Doutor Alberto Sérgio Miguel, será proferida, no dia 10 de abril, pelas 18:00, no auditório do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), uma palestra subordinada ao tema “Gestão de Riscos numa Unidade Industrial”, pelo Engº José António Pires da Rocha.

A segurança nas organizações deve ser vista como parte integrante da gestão, independentemente da área de atividade, dimensão ou localização. É, por isso, importante refletir que, apesar de hoje em dia existirem tecnologias, ferramentas e equipamentos mais seguros, os acidentes continuam a acontecer e os níveis de sinistralidade nem sempre seguem uma tendência decrescente, tendo mesmo, na maioria dos casos, comportamentos aleatórios.

Pensar na segurança como um fator motivacional e de afirmação de liderança é o desafio que se segue. É essencial e imprescindível promover uma mudança cultural para que a redução sustentada e consistente dos acidentes seja uma realidade.

O orador, José António Pires da Rocha, licenciado em Engenharia de Produção e pós-graduado em Engenharia Humana, ambas as formações pela Universidade do Minho, é, atualmente, Responsável Corporativo da Gestão de Risco da Sonae Indústria.

Esta palestra vem no seguimento de uma anterior também no âmbito deste mestrado, realizada a 06 de março, sobre “Gestão de Riscos numa Unidade Hospitalar”. No dia 10 de abril serão, da mesma forma, abordadas as questões das mudanças culturais que a gestão de riscos implica.