PÓS-GRADUAÇÃO

Gestores de Emergência e Socorro

Publicado a: 28 Julho 2017

Data do evento: 22 Setembro 2017

Desastres naturais, explosões, acidentes ferroviários, marítimos, aéreos ou de tráfego, agressões ao ambiente, incêndios, ameaças nucleares, radiológicas, biológicas ou químicas, terrorismo, são ameaças constantes sobre as sociedades atuais. Fazer face a estes eventos passa necessariamente pela gestão e mitigação do risco e pela redução da vulnerabilidade das sociedades face aos diferentes tipos de perigo. Previsão, análise, avaliação, gestão da informação e das consequências dos perigos serão muito do futuro trabalho dos técnicos e gestores de emergências e socorro, a par da organização da resposta e da intervenção. Trata-se de uma área do conhecimento em rápido crescimento e desenvolvimento, o que resulta do facto incontornável de que não podem existir sociedades desenvolvidas sem segurança para as pessoas, infraestruturas e ambiente.

Escola Nacional de Bombeiros reconhece o presente curso e atribui equivalência a módulos da formação de ingresso e acesso na carreira de oficial bombeiro, incluídos nas componentes de formação geral e de gestão de emergências de proteção e socorro.

A Pós-graduação em Gestão da Emergência e Socorro (GES) é uma formação ajustada e diferenciadora, construída em articulação e com o apoio pedagógico da Escola Nacional de Bombeiros, que visa formar técnicos de elevada qualidade. Os gestores de emergências e socorro terão um conjunto de conhecimentos multidisciplinares que os habilitem a intervir de forma adequada na gestão de emergências e socorro, obtendo competências nas dimensões, processos e tecnologias que os agentes de proteção civil utilizam. Para alcançar os objetivos a que se propõe, a Pós-graduação em GES dispõe de uma equipa docente altamente especializada e formada por professores com vasta experiência profissional nas áreas que lecionam.

Esta Pós-graduação está prevista iniciar a 22 de Setembro.

Mais informações sobre o curso aqui.