ISCIA e APP organizam evento Internacional

Publicado a: 14 Outubro 2016

Data do evento: 14 Outubro 2016
I Fórum Internacional de Psicopedagogia

O ISCIA e a Associação Portuguesa de Psicopedagogia (APP) organizaram, para o dia de hoje, o I Fórum Internacional de Psicopedagogia, que decorreu no auditório deste Instituto Superior.

Com a presença de dezenas de pessoas, este evento teve por objetivo discutir questões relacionadas com as “Práticas Psicopedagógicas e a sua importância para o sucesso educativo”. Para além deste objetivo, pretendeu-se também refletir sobre a trajetória da Psicopedagogia em Portugal, que vem a cada dia ganhando mais espaço na sociedade e reconhecimento académico transnacional.

A palestra de abertura ficou a cargo da Prof. Doutora Sandra Racionero Plaza, da Universidad Loyola Anadalucía, com o tema “A Neurociência Cognitiva aplicada à Educação”.

O primeiro painel de oradores, moderado pelo Prof. Doutor Víctor Reis, coordenador do Departamento de Psicologia e Educação do ISCIA (PSIED), contou com uma comunicação intitulada “A intervenção psicopedagógica em crianças e jovens em risco”, pela Dra. Cármen Marques, presidente da APP, e pela Dra. Alexandra Martins. A Dra. Alexandra Gomes, docente no ISCIA, rematou este painel falando sobre “O Impacto do Coaching Pedagógico e do Coaching Vocacional no sucesso académico: caminhos de mudança”.

Já da parte da tarde, num segundo painel, contámos com a comunicação da Dra. Luciana Fernandes, sobre as “Necessidades Educativas Especiais - Práticas e limites da inclusão educativa”, com o Prof. Doutor Marco Fontes, sobre “O Papel do psicopedagogo no acompanhamento das crianças com NEE” e, por último, a fechar este painel, o Prof. Doutor Víctor Reis, com “Diagnóstico, Avaliação e Intervenção Psicopedagógica”.

A palestra de encerramento ficou na posse da Prof. Doutora Helena Serra Lemos, da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas, com uma comunicação sobre “O Papel do professor na identificação e acompanhamento de crianças sobredotadas”.

O ISCIA e a APP prometem continuar a trabalhar nesta tarefa de dar à Psicopedagogia o lugar que merece no país e, sobretudo, na educação e acompanhamento das crianças que destes profissionais necessitam.