Mensagem à comunidade ISCIA

Data do evento: 8 Setembro 2020
comunicado

Sobre o ano letivo 2019-2010

O ano letivo 2019-2020 representou um desafio enorme para todos, para toda a Sociedade, para a Economia e também para o Ensino, destinado a enfrentar uma crise de grande dimensão e de imprevisíveis consequências em termos económicos, sociais e pessoais e em que foi necessário encontrar respostas adequadas de adaptação e de minimização dos efeitos negativos que foram sendo gerados.

O ISCIA soube dar uma efetiva resposta aos desafios que tivemos de enfrentar, desde o dia 13 de março, em que foi decidido suspender as atividades presenciais, seguindo as orientações das entidades competentes, que foram criadas e progressivamente adaptadas as condições que nos permitiram ultrapassar as dificuldades e constrangimentos que foram surgindo.

Toda a Comunidade ISCIA respondeu de forma muito positiva a esses desafios, demonstrando grande capacidade de adaptação, resiliência, compreensão e solidariedade, todos contribuindo para que o resultado alcançado fosse positivo e ganhador.

Estudantes, docentes e colaboradores administrativos, técnicos e de gestão deram resposta adequada aos desafios colocados e às transformações introduzidas, permitindo que se conseguisse levar até ao fim a tarefa essencial a que nos havíamos proposto e que era a de prosseguir com as atividades letivas de forma a que todos os estudantes não fossem penalizados no seu percurso académico e nos resultados a que se propunham em termos dos seus estudos.

Como então dissemos, #JUNTOSVAMOSCONSEGUIR.

Hoje, podemos dizer que #JUNTOSCONSEGUIMOS.

E já aí vem o novo Ano Letivo

O novo ano letivo, que terá no dia 28 de setembro o seu primeiro dia de aulas, permitirá, estamos certos, um regresso progressivo a alguma normalidade, ainda que todos saibamos que será uma normalidade diferente da que existia antes da pandemia.

Uma normalidade que será pautada pelo cumprimento das orientações que nos vão chegando do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES) e das autoridades de saúde e que irão continuar a desafiar-nos para encontrar soluções que nos permitam responder às exigências em termos de segurança de toda a comunidade, assim como de criar as condições para que as atividades letivas prossigam de forma consistente e com eficácia no desafio principal que queremos privilegiar e que é o de “ensinar e aprender”.

Nos próximos dias iremos divulgar as primeiras decisões para o início do ano letivo, fazendo uma reflexão sobre todas as orientações e exigências que nos são colocadas externamente e sobre as condições internas, que permitam cumprir os objetivos de ensino que nos propomos.

Iremos reunir o CTC – Conselho Técnico Científico e o CP – Conselho Pedagógico e com a AEISCIA, para aferirmos entre todos as condições e procedimentos que iremos seguir para as atividades letivas.

Seguindo, desde já, as orientações transmitidas pela “Recomendação às Instituições Científicas e de Ensino para a preparação do Ano Letivo 2020/2021”, de 4 de agosto, do Gabinete do MCTES, a atividades letivas serão predominantemente presenciais, assegurando que as mesmas sejam ministradas nas instalações, com soluções apoiadas por tecnologias digitais, já disponíveis e em uso no ISCIA, sempre com a presença de estudantes em número máximo compatível com as condições de segurança exigidas, promovendo uma rotatividade dos estudantes em regime presencial.

Iremos promover e estimular o uso de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem que favoreçam o ensino presencial apoiado por tecnologias digitais, incluindo formas mistas de ensino, conforme as condições e as características das Unidades Curriculares.

Sem pretender tomar decisões definitivas que assumiremos e comunicaremos de forma mais detalhada até meados do corrente mês, deixamos algumas notas orientadoras para toda a comunidade ISCIA:

Horários: serão definidos os horários para as aulas presenciais, seguindo os princípios adotados em anos anteriores, ainda que adaptados à nova realidade;

Recursos: a plataforma base a utilizar para as aulas é o Campus Virtual; a plataforma a ser usada para as interações em e atividades a distância continuará a ser o Zoom;

Reforçaremos as informações no Campus Virtual sobre o Ensino a Distância (EaD), incluindo tutoriais de apoio, para os estudantes menos familiarizados com estes recursos;

Material de apoio: continuaremos a seguir o método de ensino sempre seguido no ISCIA, o blended learning, em que as aulas serão sempre completadas com materiais de apoio inseridos no Campus Virtual.

De momento, não será possível prever com precisão a evolução da pandemia e das implicações para a sociedade.

Não se conhecendo o que o futuro irá exigir de todos nós e independentemente da dimensão dos desafios com que formos confrontados, temos confiança de que saberemos encontrar os caminhos para ultrapassar todas as dificuldades.

E como afirmámos no passado, saberemos afirmar mais uma vez que

#JUNTOSVAMOSCONSEGUIR.

Aveiro, setembro de 2020

Um bom Ano Letivo 2020-2021 para todos.

O Adjunto do Diretor,

Eduardo da Silva Martins