Message



Conferência reuniu no ISCIA 90 agentes de Segurança e Proteção Civil

Intervenção em Estruturas Colapsadas


Publicado a: 24 Junho 2014

Num auditório repleto de agentes de Segurança e Proteção Civil, entre bombeiros voluntários, profissionais e municipais, GNR, INEM e Cruz Vermelha, decorreu no passado sábado, 21 de junho, a 3.ª sessão do Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil do ISCIA, com o tema "Intervenção em Estruturas Colapsadas". 
Moderada pelo Coordenador Norte da ODYSECUR APSE, António Tavares, e pelo CODIS Aveiro – Comandante José Bismarck, esta sessão foi dividida em duas partes e contou com comunicações de vários profissionais e entidades máximas da área.
A abertura esteve a cargo do Comandante de Agrupamento Distrital do Sul da ANPC, Elísio Oliveira, que enquadrou o tema a nível nacional e internacional, seguido do Coordenador Geral da ODYSECUR APSE, Ulisses Aurélio abordando as questões da sinalética de busca e resgate de acordo com indicações INSARAG e sobre as causas e padrões de colapsos de edifícios e estruturas. 
Foram ainda abordados temas como a Avaliação Básica e Expedita ao Edificado em Risco de Colapso e a Medicina de Catástrofe – O Síndrome de Esmagamento, por Ulisses Aurélio e por Romero Bandeira, reputado especialista na área, respetivamente.
Por fim, o Capitão Nelson Jacinto, Comandante do Destacamento de Intervenção de Beja abordou a Projeção de Forças para o Teatro de Operações – cuidados a ter antes e durante. 
Esta 3.ª sessão do Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil do ISCIA, que contou ainda com a presença do Diretor da Delegação Regional do Norte do INEM, António Taboas e da Federação Dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, representada pelo Comandante Paulo Vitória, que contou com cerca de 90 pessoas, foi da responsabilidade do Departamento de Segurança e Riscos do ISCIA (DESRI),  com colaboração da Academia Portuguesa de Segurança e Emergência (ODYSECUR).


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo