Message



CEEMCI

ISCIA apoia formação de quadros superiores em Timor-Leste


Publicado a: 30 Dezembro 2014

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) tem vindo a lecionar diferentes módulos que integram o Curso Elementar de Estado-Maior Conjunto e Integrado (CEEMCI) para as Falintil-Força de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) e para a Policia Nacional de Timor-Leste (PNTL), que decorre nas instalações do Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste ( IDN-TL), em Dili.
Esta colaboração decorre no âmbito do protocolo entre o ISCIA e o IDN-TL, tendo o ISCIA participado no módulo de Formação Conjunta e Integrada (MFCI) que, além de uma abordagem ao nível operacional das operações militares, abordou aspetos no âmbito da defesa e segurança, bem como da estratégia. Foram lecionadas pelos docentes do quadro permanente do ISCIA, as seguintes Unidades:

  • Geopolítica, ministrada pelo Prof. Doutor José Freire Nogueira (MGEN);
  • Segurança Marítima, pelo Prof. Especialista Victor Lopo Cajarabille (VALM);
  • Estudos Marítimos, pelo Prof. Especialista Eduardo da Silva Martins
  • Autoridade Marítima e Uso do Mar, pelo Prof. Investigador Henrique Gouveia e Melo (CALM).

Em complemento do trabalho realizado no âmbito do Curso, coube ainda aos Professores do ISCIA participar num Ciclo de Conferências subordinado ao tema geral "Otimização de Recursos para o Reforço da Independência Nacional", tendo sido proferidas as seguintes comunicações:

  • As raízes da complexidade geopolítica da Ásia-Pacífico, pelo Prof. Doutor José Freire Nogueira, realizada em 16 de Outubro;
  • As responsabilidades dos Estados no Mar, pelo Prof. Especialista Victor Lopo Cajarabille, que teve lugar a 26 de Novembro;
  • Gestão Estratégica e Economia do Mar, pelo Prof. Especialista Eduardo da Silva Martins, realizada em 3 de Dezembro; 
  • Desafios à implementação de um Sistema de Autoridade Marítima em Timor-Leste, pelo Prof. Investigador Henrique Gouveia e Melo, que ocorreu a 11 de Dezembro.

Com a realização das Conferências, pretendeu o IDN-TL alargar a participação a elementos das forças de defesa e de segurança, mas também aos quadros superiores da estrutura do Estado, sociedade civil e participantes no desenvolvimento económico e social de Timor-Leste. Os alunos do curso de 2014 visitarão oficialmente o ISCIA, Aveiro, em 14 de janeiro de 2015, realizando-se na tarde desse dia, uma conferência sobre estratégia pelo Prof. Doutor António Silva Ribeiro (VALM).
Um plano mais completo de cursos está, também, a ser desenvolvido para 2015.

 


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo