"Cluster do Mar" em Cabo Verde

ISCIA com parceria em Cabo Verde

Publicado a: 30 Maio 2013
ISCIA com parceria em Cabo Verde

Ontem, dia 29 de maio, o Prof. Doutor Albertino Graça, Reitor da Universidade do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, visitou o ISCIA, para o estabelecimento de projetos formativos e de investigação aplicada na área do mar: gestão portuária e segurança marítima.
Os cursos realizados através desta parceria devem iniciar-se já no próximo ano letivo (2013-2014) consubstanciando, assim, o início da formação de um “Cluster do Mar” em Cabo Verde, logicamente localizado junto ao seu maior porto: Mindelo.
Aproveitando esta visita, foram analisadas outras áreas de cooperação, nomeadamente a nível da cultura e do reforço do espaço da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
O escritor, ex-embaixador de Cabo Verde em Portugal, e também primeiro presidente da Câmara Municipal de São Vicente democraticamente eleito, Doutor Onésimo da Silveira, ilustre personalidade cabo-verdiana, participou nesta visita.
Onésimo da Silveira nasceu em 1935, na ilha de São Vicente, e doutorou-se em Ciências Políticas, pela Universidade de Uppsala (Suécia), em 1976, ano em que começou a trabalhar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Distinguido com o doutoramento honoris causa, em diversas universidades, tem inúmeros trabalhos publicados no campo da literatura (novela, poesia e romance) e do ensaio (política, sociologia e antropologia), traduziu vários livros e colabora regularmente, com artigos de opinião, no jornal A Semana e em revistas de Cabo Verde, Portugal, França, Suécia e Noruega.