Message



Cerimónia de encerramento de ano letivo

ISCIA encerra Ano Letivo


Publicado a: 13 Junho 2014

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) realizou pela primeira vez uma cerimónia de encerramento de ano letivo, tendo sido a Associação de Estudantes do ISCIA (AEISCIA), a responsável pela organização da mesma.
Presentes nesta sessão, que decorreu no auditório do ISCIA, na passada quinta-feira, dia 12 de junho, estiveram representadas as cinco licenciaturas, nomeadamente, por Dina Baptista, Coordenadora da Licenciatura em Comunicação, Jorge Tavares, Coordenador da Licenciatura em Gestão Internacional, Eduardo Martins, Coordenador da Licenciatura em Gestão das Atividades Marítimas e Portuárias, Ângela Seixas, Coordenadora da Licenciatura em Segurança Comunitária (Proteção Civil) e Fátima Figueiredo Docente da Licenciatura em Psicopedagogia, em representação da Coordenação, João Cruz Presidente da AEISCIA, Armando Teixeira Carneiro, Diretor do ISCIA, e uma vasta audiência de docentes, estudantes e funcionários. Na cerimónia falaram ainda estudantes representantes de cada curso.

João Cruz deu início à sessão fazendo um balanço muito positivo da atividade da AEISCIA no apoio aos estudantes; realçou o papel social que a Associação desempenhou ao longo do ano junto dos mais carenciados da comunidade aveirense; congratulou-se com o apoio que a AE sempre teve da Direção do ISCIA e aproveitou a ocasião para fazer a passagem do testemunho para uma Associação vindoura.

Pela parte dos estudantes o tom usado foi uníssono, quer nos agradecimentos aos docentes, quer quanto ao apoio que o ISCIA sempre lhes deu para que conseguissem concluir, com sucesso, mais uma etapa das suas vidas. De realçar as intervenções de Cátia Monteiro, aluna finalista da licenciatura em Comunicação que frisou a importância do corpo docente na dura conquista de novos ensinamentos que permanecem para além da vida académica: “porque nenhum professor o é sem aluno e nenhum aluno o pode ser sem professor”. Também Conceição Cardoso, finalista da licenciatura em Gestão Internacional deu ênfase à particular envolvente interna do ISCIA “onde fluem naturalmente as ligações entre todos, onde os docentes transmitiram conhecimentos e partilharam experiências para os fazerem crescer como profissionais e como pessoas”. Ilda Vieira de Castro, finalista da licenciatura em Psicopedagogia salientou o facto de este ser o ano em que se formam os primeiros licenciados daquela área, no ISCIA, uma profissão que vem conquistando o mercado e que, por isso, assegura a inserção dos nossos estudantes.

Também os coordenadores do corpo docente das licenciaturas salientaram as particularidades de cada um dos cursos, nomeadamente e no que toca à licenciatura em Segurança Comunitária, Ângela Seixas referiu que 2013-2014 foi um ano excecionalmente bom naquela área registando-se o aumento do número de estudantes bem como da oferta formativa, donde se destaca, entre outras, a Pós-Graduação em Proteção Civil.

Por sua vez Jorge Tavares, Coordenador da Licenciatura em Gestão Internacional referiu a crescente qualificação do corpo docente; a criação de estruturas internas, como o Observatório de Relações Internacionais (OCRI) e o Observatório de Segurança Marítima (OSM), para além de uma afirmativa política de publicações.

Eduardo Martins, conhecido especialista na área marítimo-portuária e atual coordenador da licenciatura em Gestão de Atividades Marítimas e Portuárias ressalvou que este curso “é um curso de grande interesse e de grandes oportunidades”.

Por fim, o Diretor do ISCIA, a quem coube encerrar a sessão, fez questão de lembrar que não se trata de um adeus mas de um até breve, dando assim corpo ao que vem preconizando e sendo praticado no ISCIA, que é a formação life long learning, ou seja, formação ao longo do ciclo vital da vida. Armando Teixeira Carneiro falou do desempenho da AEISCIA, que superou as expetativas quer em termos de responsabilidade académica como social. O Diretor do ISCIA concluiu dando a conhecer algumas mudanças para o próximo ano letivo, nomeadamente o facto de algumas licenciaturas se poderem vir a realizar, também, em horário laboral, satisfazendo assim a atual.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo