Riscos Globais e Sociedade de Risco

IX Encontro Nacional de Riscos e II Fórum de Riscos e Segurança

Publicado a: 18 Maio 2015

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 15, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) o IX Encontro Nacional de Riscos e o II Fórum de Riscos e Segurança, organização conjunta do ISCIA e da RISCOS.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) no inesperado impedimento da presença do seu Presidente, General Grave Pereira, foi representada pelo Eng.º José Oliveira, Diretor Geral de Planeamento e Emergência da ANPC, que fez uma excelente intervenção.

Assistiram ao evento, entre outras entidades, o Vice-Almirante Silva Ribeiro, Diretor Geral de Autoridade Marítima e o Sr. Carlos Ferreira, Dirigente Nacional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).

Na sessão inaugural o Prof. Doutor Luciano Lourenço, presidente da RISCOS, falou sobre “Riscos e Crises. Teoria e pragmatismo” e o Contra Almirante Henrique Gouveia e Melo, presidente do Observatório de Segurança Marítima do ISCIA (OSM) sobre o site “MARITIME PIRACY Gult of Guinea”. O presidente da Assembleia Geral da RISCOS, Engº Maia e Costa, participou igualmente e fez parte da mesa inaugural.

Durante o dia foram apresentadas 22 comunicações, oriundas de investigadores de várias instituições, nomeadamente da marinha, da Universidade do Porto, da Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de Lisboa.

De entre os vários temas abordados, foram alvo de comunicação a “Ameaça do aumento da pirataria na Ásia-Pacífico”, a “Análise de risco na via navegável” e a “Identificação de risco de stress térmico em postos de trabalho”.

Esta ação conjunta da RISCOS (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e do ISCIA realiza-se a cada dois anos. Acompanhando a organização deste evento, foi lançado um livro com os resumos das intervenções, que pode ser pedido ao ISCIA via Mareliberum.