Apresentação do livro

JIHADISMO GLOBAL: das palavras aos actos

Publicado a: 4 Novembro 2015

Data do evento: 18 Novembro 2015

Os atentados do 11 de setembro de 2011 trouxeram para o nosso quotidiano assuntos como o terrorismo, jihadismo, a Al-Qaeda ou o «Estado Islâmico», que nem sempre têm sido interpretados da melhor forma. Por um lado, foram assumidos como manifestações de violência armada movida pela religião. Por outro lado foram encarados como algo inovador e paradigmático. Conclusões que Felipe Pathé Duarte vai mostrar que estão erradas.

A violência destes acontecimentos e dos que se seguiram foi também interpretada como sendo movida por uma organização ou por um grupo disfuncional e quase desorganizado, com um cariz não instrumental e até irracional, tudo sobre o jugo de um fanatismo religioso e ofuscada pelo culto do martírio, tudo isto Felipé Pathé Duarte irá refutar neste livro.

Apoiado numa intensa pesquisa que inclui documentação de serviços secretos de vários países como os E.U.A., testemunhos de vários líderes da Jihad e análise de vídeos e gravações, este livro será um documento indispensável na compreensão deste fenómeno que abalou as estruturas do nosso mundo e infligiu o medo.

FELIPE PATHÉ DUARTE, é diretor de Research & Analysis da Global Risk Awareness e docente auxiliar no Instituto Superior de Ciências e Segurança Interna. Docente do ISCIA no Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos. É investigador no Centro de Investigação do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais, entre outros. Foi research fellow na Universidade de Oxford e no Counterterrorism and Homeland Security Program, do Center for Strategic and International Studies (CSIS), em Washington DC. Tem publicado em revistas nacionais e internacionais. Colabora com os media nacionais e estrangeiros para assuntos de segurança e política internacional, sendo comentador residente do programa «Olhar o Mundo» (RTP2). É ainda orador convidado em vários cursos de formação das Forças Armadas Portuguesas e das Forças e Serviços de Segurança. Em 2007, publicou o livro. No Crepúsculo da Razão, sobre o terrorismo do pós-Guerra Fria.

Confirmações de presença através do endereço eventos@iscia.edu.pt.