Message



Aula Aberta com Paulo Ravara, jornalista da SIC

Jornalistas e Autoridades: o compromisso sensato para uma sociedade esclarecida


Publicado a: 7 Novembro 2015
Paulo Ravara

No passado dia 05 de novembro decorreu, no ISCIA, uma Aula Aberta, no âmbito das Licenciaturas em Comunicação, Segurança Comunitária e Proteção Civil e também do Curso Técnico Superior em Proteção Civil e Socorro, desta vez, sobre os comportamentos das autoridades e jornalistas, em cenários de emergência.

O orador convidado foi Paulo Ravara, jornalista da SIC há 18 anos e com vasta experiência na cobertura de acontecimentos de risco, dos quais se destacam, entre outros, a queda da ponte de Entre-os-Rios (Castelo de Paiva), o choque em cadeia com mais de 50 veículos, na A25, e o acidente de autocarro, em Santa Comba Dão. Fez inúmeras reportagens durante os grandes incêndios de 2003 e 2005 e, mais recentemente, em 2013, no incêndio do Caramulo, de má memória para os “soldados da Paz”.

Foi abordada a importância e a necessidade de uma forte interação entre os órgãos de comunicação social e as autoridades, visando uma sociedade mais informada e esclarecida. O orador afirmou, no entanto, que esta é uma simbiose nem sempre pacífica pois, de ambas as partes, surgem desconfianças.

O peso da imagem na transmissão de um direto, os cuidados a ter com o que é dito no imediato, os códigos de conduta, as fontes da notícia, a gestão das emoções, os comportamentos a adotar (situações de crise/risco) quer por jornalistas, quer pelas autoridades, estiveram no centro do debate, tendo o jornalista da SIC frisado a necessidade de um “compromisso sensato entre jornalistas e autoridades”. Uma articulação que, na opinião de Paulo Ravara, certamente beneficiará a atuação de ambos os profissionais.

Está já prevista mais uma Aula Aberta, dentro da mesma temática, para o próximo mês de dezembro, desta vez com o jornalista Vitor Pinto, da TVI.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo