Message



Estado-Maior da Armada

Medalha Naval de Vasco da Gama concedida ao Diretor do ISCIA


Publicado a: 18 Dezembro 2014

Diário da República, 2.ª série — N.º 233 — 2 de dezembro de 2014

«O Senhor Professor Doutor Armando Teixeira Carneiro, vogal da Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE) e Diretor do Instituto de Superior de Ciências da informação e Administração (ISCIA), vem realizando uma atividade muito significativa na promoção do cluster do mar, por via do desenvolvimento nas áreas da formação e da cultura.
No decurso de um período de cerca de 10 anos, o Sr. Professor Teixeira Carneiro foi responsável pelo incremento de uma extensa relação institucional entre o ISCIA e a marinha, nomeadamente na valorização da cultura, da economia e do conhecimento do mar. O excelente nível de cooperação entre as duas instituições tem contribuído assinalavelmente para o aumento da consciência da sociedade portuguesa para os assuntos relacionados com o mar e habilitar as pessoas com sólidos conhecimentos nessa área.
Na sequência do protocolo celebrado com a marinha, em 2008, foi desenvolvido o DETMAR — Departamento de Tecnologias do Mar do ISCIA que tem vindo a realizar cursos de pós -graduação em resposta a necessidades formativas especificas, não só no território português como na CPLP e também, para apoio a necessidades formativas de forças portuguesas projetadas em ações de segurança e paz. O protocolo entre a marinha e o ISCIA constituiu -se como um claro exemplo do estabelecimento de redes de conhecimento e a prova da relevância da participação de um ramo das Forças Armadas em projetos estratégicos de desenvolvimento do país, num entendimento alargado e moderno do conceito de defesa nacional e da segurança marítima, tal como se constitui o Observatório de Segurança Marítima, adstrito ao DETMAR. Ao abrigo deste protocolo, diversos oficiais de marinha encontraram um elemento catalisador do desenvolvimento das suas carreiras académicas, de investigação e de aquisição de conhecimentos, num campo mais alargado do que o restrito a atividade militar naval.
Os projetos desenvolvidos diferenciam -se pela capacidade de otimização da Formação Contínua em diversos ramos da atividade profissional e académica, reforçando a formação superior e de cariz politécnico na região de Aveiro, em apoio a uma estratégia de desenvolvimento dirigida para a Europa a partir do potencial de acesso ao mar. A editora “Mare Liberum”, detida pela FEDRAVE, vem editando um conjunto de obras muito significativo relacionado com o mar, com a CPLP e o Atlântico, num meritório esforço de divulgação da importância do mar para o país. O extenso rol de ações cooperativas entre o ISCIA e a marinha muito deve a inestimável riqueza humana, invulgar capacidade de iniciativa e permanente disponibilidade do Senhor Professor Doutor Teixeira Carneiro que não só contribuiu com ideias e propostas arrojadas e inovadoras, mas também teve a capacidade e o mérito em as concretizar. 
Pelo exposto, é de elementar justiça enaltecer a extraordinária obra realizada pelo Senhor Professor Doutor Armando Teixeira Carneiro, no desenvolvimento, promoção e divulgação da cultura e do conhecimento nas ciências do mar numa região de muito nobre tradição naval, chamando a atenção da sociedade e potenciando o desenvolvimento económico, numa clara aposta de transformação e no progresso de Portugal.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:
Artigo único
É concedida a Medalha Naval de “Vasco da Gama” ao Senhor Professor Doutor Armando Teixeira Carneiro.
19 de novembro de 2014. — O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, almirante.»

Fonte: Diário da República

Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo