Escola Nacional de Bombeiros

O contributo do ISCIA na formação de bombeiros

Publicado a: 5 Março 2014
ISCIA_ENB

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração acolheu ações enquadradas na atividade da ENB - Escola Nacional de Bombeiros. Tratou-se da componente presencial da formação B-Learning para a recertificação de TAS - Tripulantes de Ambulância de Socorro.
O ISCIA cedeu gratuitamente 4 salas do seu campus, localizado em Aveiro, para formação teórica e prática. Todos os envolvidos, desde formadores a formandos, destacaram as excelentes condições, bem como a disponibilidade, profissionalismo e simpatia com que foram acolhidos.

Este é o terceiro ano em que os cursos de recertificação para TAS são ministrados pela ENB através de B-Learning, um modelo que conjuga a formação à distância com a componente presencial. A aposta neste modelo veio aumentar a capacidade formativa para melhor responder às necessidades de recertificação obrigatória (de 3 em 3 anos) e assegurar a atualização dos conhecimentos técnico-científicos indispensáveis ao bom desempenho do socorro de emergência.
O recurso às novas tecnologias de informação vem facilitar o acesso à informação através de suportes didáticos disponíveis na Plataforma ENB Virtual. Contudo as componentes técnicas e de avaliação mantêm-se em regime presencial para assim garantir a exigência nos parâmetros de qualidade.
Com a cedência de instalações, o ISCIA contribuiu para a estratégia de descentralização que a ENB tem vindo a implementar ao longo dos anos, permitindo que os bombeiros pudessem receber formação num local mais próximo da sua residência - um fator importante se considerarmos que a sua grande maioria dedica-se voluntariamente às missões de proteção e socorro.

Fonte: Escola Nacional de Bombeiros