Gestores de Emergência e Socorro

Parceria inovadora entre ISCIA, ISEC e ENB

Publicado a: 25 Setembro 2014

A ENB (Escola Nacional de Bombeiros) juntou-se ao ISCIA e ao ISEC (Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa) no desenvolvimento da Pós-graduação em Gestores de Emergência e Socorro.

É uma parceria inédita na formação em Proteção Civil, sendo a primeira vez que três instituições de ensino, duas superiores e uma técnica, se unem para desenvolver uma oferta formativa diferenciadora e ajustada aos desafios cada vez mais exigentes da gestão de emergências nas empresas e na proteção e socorro civis.

Esta Pós-graduação, única para Gestores de Emergência e Socorro, vai formar técnicos de elevada qualidade devidamente preparados para atuar, a nível estratégico e prático, perante os novos ou diferentes tipos de perigos riscos e ameaças. Desastres naturais, acidentes ferroviários, marítimos, aéreos ou de tráfego, incêndios, ameaças nucleares, radiológicas, biológicas ou químicas, terrorismo, são desafios constantes à segurança dos cidadãos, infraestruturas e ambiente.

A Pós-graduação em Gestores de Emergência e Socorro foi especificamente concebida para proporcionar um conhecimento conjugado com a prática operacional. Para o efeito, ISCIA e ISEC – instituições com experiência e oferta formativa em Proteção Civil – estabeleceram uma parceria com a ENB para o desenvolvimento de unidades curriculares exclusivamente operacionais através das quais se promovam e empreguem as capacidades, dimensões, tecnologias e processos exclusivos do universo dos agentes de proteção civil.

“É um reconhecimento e uma valorização do trabalho que a ENB tem levado a cabo, nas últimas duas décadas, para o desenvolvimento do sistema nacional de proteção civil de Portugal” sublinha José Ferreira, presidente da Escola Nacional de Bombeiros

“Faz parte dos nossos objetivos estratégicos, estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Superior em áreas de estudo e investigação relevantes para a atividade dos bombeiros. Pois acreditamos que a cooperação e articulação pedagógicas implícitas nesta troca de experiências poderão também repercutir-se posteriormente na nossa atividade, incorporando o conhecimento de vanguarda nos programas e conteúdos”.

José Ferreira termina por destacar que “esta parceria, além de inédita, é também inovadora” por ser ministrada em blended learning (ensino presencial complementado por uma plataforma de e-learning) e por utilizar simuladores de realidade virtual num processo de implementação que a ENB está agora a encetar. “Estas novas ferramentas formativas permitirão a aplicação prática dos conhecimentos, nomeadamente ao nível da tomada de decisão em cenários de gestão de situações de emergência no domínio do socorro”.

A Pós-graduação tem a duração de 424 horas, está organizada em módulos comuns no 1º semestre, sendo o 2º semestre dedicado em exclusivo a um destes ramos: Gestão de Emergência de Proteção e Socorro e Gestão de Emergência em Empresas. Os cursos serão ministrados no ISCIA (Aveiro) e no ISEC (Lisboa) de acordo com os respetivos calendários escolares, estando já a decorrer a 1ª fase de candidaturas.

Fonte: Escola Nacional de Bombeiros