I Fórum Internacional de Psicopedagogia de Aveiro

Publicado a: 12 Setembro 2016

Data do evento: 14 Outubro 2016
I Fórum Internacional de Psicopedagogia de Aveiro

O I Fórum Internacional de Psicopedagogia de Aveiro tem por objetivo discutir questões relacionadas com as “Práticas Psicopedagógicas e a sua importância para o sucesso educativo”. Para além deste objetivo pretende-se também refletir sobre a trajetória da Psicopedagogia no nosso país, que vem a cada dia ganhando mais espaço na sociedade e reconhecimento académico transnacional.

O tema escolhido, "Práticas Psicopedagógicas", foi pensado e elaborado com o intuito de atualizar, reelaborar os conceitos e as práticas a partir das variadas conceções, recursos e estratégias vigentes.

Para este evento foi pensada uma programação científica elucidativa dos estudos em Psicopedagogia, percorrendo desde os fatores do próprio sujeito, acrescidos de fatores, escolares e familiares, implicados na aprendizagem e abordados a partir de diferentes caminhos e posturas teóricas. Reconhecemos que ao longo destes anos se evoluiu bastante, (nós e a Psicopedagogia – a Psicopedagogia e nós), mas sabemos que ainda há muito a se fazer para a Psicopedagogia poder ser promovida enquanto ciência e reconhecido o papel dos seus técnicos para a promoção do desenvolvimento humano e, em concreto, a nível das aprendizagens.

Inscreve-te!

Público-alvo

Académicos dos cursos de Psicopedagogia, Psicologia, Ciências da Educação e demais licenciaturas, dos Cursos de Pós-graduação Especialização em Educação Especial, professores, educadores, psicólogos e demais interessados.

• Período: 14 de outubro de 2016
  • Inscrição:
    •   Inscrição Geral     15.00 EUR
    •   Estudantes            5.00 EUR
    •   Sócios da APP       5.00 EUR

• Coordenação:
    Prof. Doutor Victor José Oliveira Reis (ISCIA)
    Associação Portuguesa de Psicopedagogia (APP)

• Organização:
    ISCIA – PSIED
    (Departamento de Psicologia e Educação)
    APP

09:00
Receção aos Participantes

09:30
Abertura do Fórum
       Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro (Diretor do ISCIA)
       Drª Carmen Marques (Presidente da APP)
       Prof. Doutor Víctor Reis (Coordenador do PSIED  do ISCIA)

10:00
Palestra de Abertura - A Neurociência Cognitiva aplicada à Educação

Prof. Doutora Sandra Racionero Plaza, Universidad Loyola Andalucía – Sevilha.

I PAINEL - Práticas Psicopedagógicas
Moderador: Prof. Doutor Víctor Reis (ISCIA)

Tema 1:   Aprendizagem e desenvolvimento das funções executivas: atenção e memória.
Dra. Márcia Melo
Tema 2:  A intervenção psicopedagógica em crianças e jovens em risco
Dr
ª Cármen Marques e Drª Alexandra Martins