Instituto Hidrográfico, Instituto de Socorros a Náufragos e ISCIA na mesma onda

Qual é a tua onda? - Surf conditions forecast

Publicado a: 23 Março 2014
Cartaz_surf_ISCIA2014

Instituto Hidrográfico, Instituto de Socorros a Náufragos e ISCIA  na mesma onda

O próximo dia 29 de março, sábado, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração – ISCIA, é inteiramente dedicado ao surf e à sua prática segura.
O Instituto Hidrográfico (IH) e o ISCIA irão promover um seminário sobre o conhecimento científico da agitação marítima e da prática do surf, com a apresentação do software “Qual é a tua onda -  no surf?”, bem como o projeto “Surf Salva”, da responsabilidade do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), iniciativa da maior relevância no envolvimento dos praticantes de surf na segurança das praias.
Estes projetos visam contribuir para o aumento da Segurança Marítima, área em que o ISCIA tem vindo a destacar-se quer pela formação superior que vem desenvolvendo no Departamento de Tecnologias do Mar (DETMAR), quer através de projetos de investigação desenvolvidos no Observatório de Segurança Marítima (OSM).

O seminário, que decorrerá no auditório do ISCIA a partir das 10:00 e até às 17:00, irá abordar, da parte da manhã, o tema noções de agitação marítima para a prática do surf; da parte da tarde, para além de continuar a ser desenvolvido o mesmo tema, estará Francisco Lufinha, ex-campeão nacional e recordista mundial de kitesurf que comentará, através da projeção de filmes, a prática da modalidade. Far-se-á ainda a apresentação da série “Qual é a tua onda -  no surf?”, bem como do projeto “Surf Salva, da responsabilidade do ISN e, também, o lançamento da aplicação “previsões oceanográficas do IH”  para aplicação Android.

O evento conta com a presença de elementos do IH, da Direção Geral da Autoridade Marítima (DGAM) e do ISN.
A entrada é livre e, entre todos os estudantes do ensino secundário, profissional ou superior que participem, será, no final, sorteada uma prancha de surf profissional e o acesso a 3 cursos de surf, com atribuição dos respetivos certificados.
Programa completo.

Qual é a tua onda?“Qual é a tua onda -  no surf?” é um software de monitorização da agitação marítima, de acesso gratuito, que funciona como complemento no apoio às tomadas de decisão nas aproximações aos portos nacionais. A informação é complementada com previsões meteorológicas (vento à superfície, nebulosidade, precipitação e nevoeiro), previsões de maré e efemérides do nascer e pôr-do-sol. No surf, esta ferramenta permite analisar as ondas formadas por ação do vento e a sua evolução no espaço e no tempo e, na náutica de recreio, apoia o planeamento e a condução de viagens, nomeadamente na seleção das rotas mais adequadas à sua navegação sendo disponibilizadas, para todo o território nacional, previsões da agitação marítima (altura significativa, período e direção da ondulação) e do campo do vento à superfície do mar (intensidade e direção do vento). O sistema de previsão da agitação marítima do IH apoia também a segurança da navegação das embarcações tradicionais da “arte-xávega”, que é praticada desde Espinho à Vagueira e da Costa de Caparica ao Espichel.