2.ª sessão do I Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil

A Realidade dos Incêndios Urbanos em Portugal​

Publicado a: 22 Maio 2014
ISCIA

No sábado, dia 17 de maio, foi a vez de se falar da Realidade dos Incêndios Urbanos em Portugal, na 2.ª sessão do I Ciclo de Conferências de Segurança e Proteção Civil do ISCIA , organizado pelo Departamento de Segurança e Riscos (DESRI) em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Velhos.
Estiveram presentes 110 pessoas, profissionais de proteção civil, entre os quais, bombeiros, agentes da GNR, membros das autarquias locais (juntas de freguesia), para além de entidades máximas responsáveis pela área, nomeadamente Pedro Lopes, o Diretor Nacional de Bombeiros, Jaime Carlos Marta Soares, Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, José Gomes da Costa Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro e José Bismarck o Comandante Operacional Distrital de Aveiro.
Embora sejam os incêndios florestais os que maior mediatismo têm junto da Comunicação Social, são os incêndios urbanos aqueles que, além de avultados prejuízos materiais, causam maior número de vítimas mortais e, nesta conferência, abordaram-se questões fundamentais nesse âmbito: entre outras, qual o conhecimento que temos, em Portugal, desta realidade; quantos incêndios urbanos acontecem, por ano, no país, e qual a sua distribuição geográfica; quais as causas e quantas vítimas mortais ou feridos, neste tipo de incêndios; e que medidas podemos implementar, para reduzir a probabilidade de ocorrência deste tipo de evento.
Esta 2.ª sessão, dividida em duas partes, foi moderada por Armando Afonso, Professor Aposentado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e por Carlos Pires, Comandante Bombeiros Voluntários de Aveiro-Velhos. Foi ainda realizada uma sessão prática de utilização de extintores, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Aveiro Velhos.
Foram três ações que acolheram públicos diferentes e que não só contribuíram para o enriquecimento dos Estudantes do ISCIA, como também aproximaram os agentes técnicos e profissionais das diversas áreas de conhecimento da comunidade aveirense. De referir, ainda, que foram muitos os presentes vindos de vários pontos do país para assistirem às ações mencionadas.