Message



Mestrado em Higiene e Segurança Ocupacionais

Segurança numa Unidade Industrial foi tema de palestra


Publicado a: 13 Abril 2015

O auditório do ISCIA foi, na passada sexta-feira, dia 10 de abril, mais uma vez palco da Gestão de Riscos tendo-se focado, desta vez, na Gestão de Riscos numa Unidade Industrial.

Nesta palestra, do âmbito do Mestrado em Higiene e Segurança Ocupacionais (MHSO), do Departamento de Segurança e Riscos do ISCIA (DESRI), foi convidado José António Pires da Rocha, Responsável Corporativo da Gestão de Risco da Sonae Indústria, que apresentou uma comunicação centrada na importância que deve ser dada à segurança e ao facto de ela ser vista como parte integrante das gestões, independentemente do seu tipo, dimensão, etc.

Com um percurso profissional invejável nesta área, o orador expandiu a sua apresentação a exemplos e práticas de vários países (permitindo a diversidade de experiências) ilustrando os casos com imagens reais, que permitem, realmente, criar nos gestores, e não só, de todas as empresas, responsabilidades sobre o assunto.

Segundo José António Pires da Costa, em gráficos de estatísticas assustadoras relativamente a este tema, prevê-se a ocorrência de vários perigos que os trabalhadores correm, não sendo tomadas as devidas precauções nos vários sistemas de segurança.

Por fim, e após a exibição de um vídeo ilustrativo da ideia de que “comportamento gera comportamento”, foram expostos elementos fundamentais de conduta e segurança, concluindo-se ainda que, também por objetos legais, está já a existir uma evolução na forma como são vistas as questões da segurança. 


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo