DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Uma aula diferente - participa!

Publicado a: 29 Novembro 2018

Data do evento: 4 Dezembro 2018

No dia 04 de dezembro de 2018, Marlene Freitas e Rui Torrão, Órgãos de Polícia Criminal, darão uma Aula Aberta no ISCIA dedicada aos temas “Violência Doméstica” e “Entrevista Forense”, a convite de Bruno Reis, Docente do Departamento de Psicologia e Educação. A aula irá decorrer no auditório do ISCIA, das 18:30 às 20:30. A inscrição é GRATUITA mas obrigatória.

TEMAS

“Violência Doméstica”

Destinatários:

Estudantes do ensino superior, Profissionais das ciências sociais e humanas e outros Profissionais interessados em adquirir conhecimentos na área.

Objetivos gerais:

• Capacitar os participantes para o reconhecimento de uma potencial vítima de violência doméstica e para o correto encaminhamento para as entidades competentes.

Objetivos específicos:

• Caracterizar o enquadramento legislativo crime de violência doméstica;
  • Descrever os vários tipos mais frequentes de abusos cometidos contras as vítimas;
  • Compreender a avaliação do risco de exposição à violência;
  • Discussão de casos práticos.

“Entrevista Forense”

Destinatários:

Estudantes do ensino superior e Profissionais das áreas da Psicopedagogia, Psicologia, Criminologia, Ciências Forenses, Ciências da Saúde, Direito; Polícias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária; áreas afins e/ou equivalente legal.

Objetivos gerais:

• Compreender a Entrevista Forense como uma técnica de aquisição de informação, sendo aplicada, com as necessárias adaptações, em qualquer fase da investigação ou do processo em curso, às diversas figuras processuais, ou seja, um suspeito, uma testemunha, um arguido ou simplesmente um declarante;
  • Identificar e gerir os fatores que condicionam o processo de obtenção de informação a um interlocutor.

Objetivos específicos:

• Identificar os objetivos e funções da entrevista/interrogatório;
  • Identificar e caracterizar os diferentes intervenientes no processo.
  • Conceber a entrevista / interrogatório como um processo de interação;
  • Interpretar a linguagem verbal e não-verbal;
  • Identificar as técnicas e metodologias de motivação do interlocutor ao nível da cooperação e da memória dos factos presenciados;
  • Enunciar as qualidades do entrevistador;
  • Descrever a forma de preparar uma entrevista / interrogatório.

A inscrição nesta aula é aberta a toda a comunidade e é gratuita, no entanto, caso tenha interesse em participar, inscreva-se aqui.

ISCIA - travel through knowledge