OCRI

V Seminário sobre “O PAPEL DE MACAU NO INTERCÂMBIO SINO-LUSO-BRASILEIRO”

Publicado a:

Data do evento: 29 Outubro 2013
Seminario

Realiza-se no dia 29 de Outubro de 2013, pelas 18:00, no auditório do ISCIA, o V Seminário sobre "O PAPEL DE MACAU NO INTERCÂMBIO SINO-LUSO-BRASILEIRO".
O evento enquadra-se na importância do antigo território português como plataforma económica, política e cultural no eixo de ligação da China com o mundo lusófono, particularmente Portugal e o Brasil.
A iniciativa insere-se no âmbito do protocolo assinado entre o ISCIA e o Instituto Internacional de Macau (IIM) em 2012. Para além da sessão em Aveiro, estão previstas outras edições itinerantes em Lisboa, Rio de Janeiro, Macau e Pequim. As participações ficam a cargo do Dr. Jorge Rangel, presidente do IIM, do Dr. Bernardo da Costa Ferreira e do Prof Severino Cabral, ambos do IBECAP, e do Prof. Doutor Jorge Tavares da Silva, presidente do OCRI e docente do ISCIA. Serão ainda apresentadas de forma genérica várias publicações alusivas a Macau editadas pelo IIM.

Programa:

• "O Instituto Internacional de Macau como instrumento de cooperação académica e cultural no contexto das relações sino-luso-brasileiras"
    • Dr. Jorge Rangel, Presidente ( IIM)
  • "A formação do polo meridional e seu impacto na era global: a retoma da planificação ibérica no desenvolvimento Sul-Sul"
    • Dr. Bernardo da Costa Ferreira, Conselho de Notáveis do IBECAP
  • "A meridionalidade como um factor de poder na ordem mundial multipolar do século XXI"
    • Prof. Severino Cabral, Presidente do IBECAP
  • "Xi Jinping e a nova elite política chinesa"
    • Prof. Doutor Jorge Tavares da Silva, Presidente do OCRI

APRESENTAÇÃO DAS OBRAS

• "Delta do Rio das Pérolas - a história notável do Delta" e "Delta do Rio das Pérolas - Cantão : o renascer de uma metrólope" - coordenação de Gonçalo César de Sá - co-edição IIM/Fundação Macau/Agência de Notícias e Informação Macaulink
  • "A China – uma visão brasileira" - Prof. Severino Cabral - Co-edição IIM/IBECAP