Alunos do DETMAR

Visita ao Instituto Hidrográfico e na Escola Naval

Publicado a: 14 Junho 2013
Alunos do DETMAR

No passado dia 24 de maio, os alunos do 3.º ano da licenciatura em GAMP e do mestrado em Gestão Portuária visitaram o Instituto Hidrográfico, a Escola Naval e 3 navios da Armada.
Esta visita, organizada pelo Comandante do NRP Sagres e Docente do ISCIA, Capitão-de-Fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro, começou no Instituto Hidrográfico, com o visionamento de um filme institucional, seguido de uma visitada guiada às divisões de hidrografia, de oceanografia e de navegação.
Posteriormente visitaram o simulador de navegação da Escola Naval, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde tiveram a oportunidade de conhecer a manobra de navios nas várias salas do simulador, passando depois para o navio oceanográfico NRP D. Carlos I (N522), navio dotado de sistemas, e com capacidades científicas e técnicas, para corresponder às necessidades de I&D da marinha.
O segundo navio visitado foi a fragata NRP Vasco da Gama (F330), navio com 115,90m de comprimento, construído em 1990, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo, Alemanha), sendo o primeiro dos três navios da classe Vasco da Gama.
O final da visita ficou reservado para o emblemático NRP Sagres, barca construída em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), que recebeu o nome de "Albert Leo Schlageter" e foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, este navio, foi incorporado na marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome “Sagres”. Além da missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da marinha e do País, funcionando como “embaixada itinerante de Portugal”.