Message



Trabalho e Estudo: a química perfeita

António Pinho Leite


Publicado a: 3 Maio 2013

António Pinho Leite nasceu em Avanca, uma vila do concelho de Estarreja, terra-berço do Prof. Dr. Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina e uma figura ilustre do nosso país. Já tinha uma carreira sólida quando decidiu prosseguir o seu percurso académico, conciliando trabalho e estudo. Foi a química perfeita.

Fale-nos do seu percurso até chegar ao ISCIA:
O meu percurso académico, até à licenciatura no ISCIA, foi sempre pautado pela frequência de cursos nas áreas técnicas, mais concretamente na área da Mecanotecnia. No entanto, após um início profissional nesta área, já lá vai o ano de 1977, acabei por enveredar pelo exercício de outras funções e atividades numa empresa do Complexo Químico de Estarreja, da qual ainda hoje sou funcionário, nomeadamente na produção química, controlo laboratorial e mais recentemente na área da segurança e higiene no trabalho.

O que o levou a decidir ingressar no ensino superior e concretamente, no ISCIA?
Optei por ingressar no ISCIA para frequentar a licenciatura em Segurança Comunitária, e assim aprofundar conhecimentos na área das ciências cindínicas, na sua vertente da proteção civil, por considerar fundamental consolidar academicamente conhecimentos e competências adquiridos por via da minha experiência profissional e pelos cursos especializados que fui entretanto frequentando por exigências profissionais.

O que guarda da experiência?
A experiência foi muito gratificante e enriquecedora, não só por via da troca de experiências e dos contactos estabelecidos com os colegas do curso, que provinham de percursos profissionais tão diferenciados como a Proteção e Socorro, Cuidados de Saúde e Segurança Interna, mas também do corpo docente do ISCIA, que sempre procurou transmitir informação e promover competências para o exercício profissional de funções tão nobres, como são aquelas que constituem as variadas saídas profissionais que a licenciatura se propõe abranger.

O curso correspondeu às suas expectativas? Porquê?
Sem dúvida que o curso correspondeu às minhas expectativas, não só pelas temáticas ministradas, mas também pelo acesso a vasta informação e aquisição de múltiplas competências, que se estão a revelar muito importantes para o meu atual desempenho profissional.

O que mudou na sua vida, nomeadamente a nível profissional?
Como já referi, ao ter como principal objetivo aprofundar conhecimentos e experiências, a sua conclusão permitiu-me desde já consolidar a função que venho exercendo na área da Segurança e Saúde do Trabalho e abertura de oportunidades ao nível de novas competências e enquadramento organizacional na estrutura da empresa.

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Valeu a pena?
Investir na formação ao longo da vida vale e valerá sempre a pena, especialmente numa época de constante mudança tecnológica. No caso específico da formação académica, embora não seja nos dias de hoje uma imediata garantia para se obter um emprego compatível e ajustado ao percurso formativo, é com certeza uma via importante para o conseguir, no pressuposto que quem apresentar umas bases mais sólidas e adequadas às necessidades do mundo do trabalho, estará em melhores condições para o enfrentar.


Partilhe nas suas redes sociais:

Próximos Eventos


Topo