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Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor

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Pós-Graduação

Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Víctor José Reis

Neste curso será dada maior acutilância às perturbações que se inserem no domínio cognitivo e motor e que se manifestam na sala de aula através de dificuldades de caráter cognitivo (dificuldades de atenção e concentração, de processamento da informação) e dificuldades psicomotoras, que se traduzem em baixa auto-estima, desmotivação, dificuldades relacionais, dificuldades na aprendizagem, restrições à participação, culminando frequentemente em insucesso escolar. Contudo, e enquadrando num modelo biopsicossocial da saúde, salientamos que estas situações são agudizadas por ambientes  escolares e sociofamiliares muito diversos em que as barreiras à aprendizagem e inclusão são uma constante.

Consideramos que este curso proporcionará um efetivo desenvolvimento da profissionalidade docente e, contribuirá para melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psicoeducativa, em contexto escolar, no domínio cognitivo e motor.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

 

Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-78456/14

Esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (artigo 5º do RJFCP)

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do RJFCP esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (área científico didática que o docente leciona).

Regulamento do curso (PDF, 171 Kb)

Modalidade

Blended learning (presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning)

Objetivos

  • Dar a conhecer a legislação atual aplicável à educação especial assim como os procedimentos concretos no âmbito da Educação Especial;
  • promover  a capacidade de identificação das principais perturbações;
  • capacitar para a elaboração e fundamentação de propostas de procedimentos e práticas educativas diferenciadas que respeitem a diversidade tendo em vista a educação inclusiva e o sucesso educativo de todas as crianças;
  • promover a capacidade de selecionar e implementar as metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança;
  • disponibilizar e facilitar o contacto com instrumentos de avaliação e sistemas de classificação e ensinar a aplicar as  técnicas de avaliação das funções sensitivo-motoras, linguagem, habilitação visuo-espacial, processamento da informação e funções executivas complexas, no sentido da exploração e análise do comportamento através de um processo sistémico de tomada de decisões;
  • favorecer o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.

Competências

Este Curso pretende fornecer aos educadores/professores um conjunto especializado e diferenciado de conhecimentos, técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais, preparando-os, de uma forma sólida e cientificamente consistente, para a avaliação das necessidades educativas especiais, nomeadamente das dificuldades do foro cognitivo e motor, e para a utilização de métodos e práticas de intervenção especializada nesses domínios.

Plano Curricular

O plano de estudos é composto por um currículo único, com 250 horas de aulas efetivas (60 horas de formação geral e 190 horas de formação específica) e mais 50 horas de acompanhamento individualizado para a elaboração e implementação dos projetos de investigação/ação que cada estudante/formando consubstanciará num trabalho final de conclusão do seu curso, num total de 300 horas.

  • Desenvolvimento Curricular e Diferenciação Pedagógica (30 horas)
  • Métodos e Técnicas de Investigação e Análise em Educação (30 horas)
  • Modelos de Organização Curricular em Educação Especial (30 horas)
  • Neuropsicologia das Dificuldades Cognitivo-motoras (30 horas)
  • Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em Educação Especial (40 horas)
  • Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Intelectuais (30 horas)
  • Necessidades Educativas Especiais e Perturbações Físico-Motoras (30 horas)
  • Ajudas Técnicas e Adaptações Tecnológicas para as NEE Cognitivo-Motoras (30 Horas)
  • Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção Educativa Especializada no domínio Cognitivo-Motor (50 horas)

Requisitos de Acesso

Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.

Documentação necessária:

  • a) cópia autenticada do certificado de habilitações
  • b) curriculum vitae
  • c) número completo de Identificação Civil
  • d) número completo de Identificação Fiscal
  • e) fotografia tipo passe, devidamente identificada

Informação Prática

Horário

  • Sextas-feiras das 17:30 às 22:30
  • Sábados das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:00

Vagas

15 a 30 vagas

Propinas

€ 2500,00

Consulta a nossa tabela de emolumentos»

Créditos

12 (300 horas)

Candidatura

Candidaturas abertas



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