Novas competências internacionais

Primeiro protocolo de cooperação de Portugal com Timor Leste

Publicado a: 15 Maio 2013

No passado dia 18 de abril, o ISCIA assinou um protocolo de cooperação com o Instituto de Defesa Nacional de Timor Leste, numa sessão presidida por Armando Teixeira Carneiro (Diretor do ISCIA) e Donaciano Gomes (Diretor do Instituto de Defesa Nacional de Timor Leste), com a presença de Natália Carrascalão (Embaixadora de Timor Leste em Lisboa), Gameiro Marques (Contra-Almirante, em representação do Almirante Chefe de Estado Maior da Armada) e Luis Cacho (Presidente da APLOP - Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa).

Nesta sessão, que decorreu no auditório do ISCIA, o seu Diretor, Armando Teixeira Carneiro, referiu que este protocolo dará continuidade ao projeto estratégico que o Instituto vem desenvolvendo: “Apesar de ser uma Instituição pequena, o ISCIA tem vindo a adquirir competências internacionais, liderando determinadas áreas. Estamos decididos a apostar na formação, profissional e superior, na área da Segurança Marítima e de outras atividades marítimo-portuárias. Esta temática tem sido, na cultura universitária, uma área menos cuidada, mas há uma evidente necessidade de segurança por parte das plataformas e pessoas nelas trabalhando. Felizmente, e com o protocolo existente entre o ISCIA e a marinha Portuguesa, conseguimos transmitir cultura especializada e investigação aplicada nesta área.”

Donaciano Gomes agradeceu a dedicação e motivação do ISCIA, reforçando a importância da assinatura do protocolo, na forma como este irá promover a cooperação entre as duas instituições, “na realização conjunta de atividades académicas, técnicas, científicas e culturais, visando partilhar a sabedoria entre ambas as instituições na defesa dos valores de uma história secular. É importante que existam políticas que fomentem a formação e que potenciem as trocas comerciais e as economias do espaço alargado de língua portuguesa.”