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Comunicação Digital

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Curso Técnico Superior Profissional

Comunicação Digital

Departamento de Comunicação e Marketing

Coordenação

Cláudia Ribau

O Curso de Comunicação Digital, visa preparar técnicos profissionalmente qualificados para conceber, planear, implementar, gerir e avaliar soluções de comunicação digital e melhorar a rede de relacionamentos.

Modalidade

Blended Learning

Objetivos

Planificar e conceber uma estratégia digital considerando o briefing inicial 

Selecionar instrumentos de comunicação digital no âmbito da estratégia global de marketing 

Potenciar a divulgação de marcas através de ambientes de comunicação digital desenvolvendo estratégias que promovam um relacionamento eficaz entre a organização e os seus públicos alvo. 

Conceber e produzir conteúdos digitais, adaptados às necessidades da organização e do mercado nas diferentes plataformas tecnológicas 

Analisar necessidades e tendências do mercado 

Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificando ações com vista à melhoria dos resultados. 

Coordenar, motivar e orientar equipas multidisciplinares de desenvolvimento de soluções de comunicação digital

Saídas Profissionais

Gabinetes de design de comunicação

Gabinetes de imagem e comunicação de Instituições Públicas e Privadas

Empresas de produção audiovisual (incluindo departamentos gráficos e de imagem de órgãos de comunicação social)

Empresas de produção de conteúdos multimédia (tanto online (tv, web, dispositivos móveis) como off line (Cd`s e DVD`s interativos))

Empresas de Media (televisão, imprensa, publicação na Internet, ...)

Empresas de fotografia digital

Empresas de serviços, indústria e comércio (com departamentos de comunicação e imagem)

Indústrias gráficas (incluindo Oficinas Tipográficas e Editoras)

Competências

Identificar meios e recursos digitais 
Adequar meios e formatos de comunicação 
Identificar os modos de criação e difusão da informação 
Conceber um plano de comunicação 
Identificar os canais de comunicação digital adaptados às organizações e aos seus públicos alvo 
Identificar ações que promovam a melhoria contínua 
Selecionar conteúdos representativos das organizações e saber comunicá-los ao grupo alvo 
Criar instrumentos de divulgação de marcas 
Avaliar campanhas de comunicação e resultados 
Identificar conteúdos e formatos de comunicação 
Integrar conteúdos em plataformas tecnológicas web 
Produzir conteúdos para web 
Planificar o desenvolvimento de soluções de comunicação digital 
Analisar públicos alvo e seus comportamentos 
Aplicar a legislação em vigor no âmbito da estratégia e produção de soluções de comunicação digital 

Plano Curricular

1º ANO

Inglês Técnico

Inovação e Empreendedorismo na era Digital

Direito e Media

Princípios, Técnicas e Estratégias gerais de Comunicação e Marketing

Tecnologias no Marketing e Comunicação Digital

Comunicação em Língua Portuguesa

Princípios, Técnicas e Estratégias de Comunicação e Marketing Digital

Princípios, Técnicas e Estratégias de Gestão de Empresas

Design da Comunicação Digital: Estética e Imagem Digital

Técnicas de Expressão Escrita Digital: Oficina de Copywriting

 

2º ANO

Estudos de Mercado: Oportunidades de Mercado e Inovação

Processos de Avaliação e Report na Comunicação Digital

Laboratório de Produção de Conteúdos: oficina multimédia com produção de produtos digitais

Estágio

Requisitos de Acesso

De acordo com o disposto no artigo 40.º-E do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se ao acesso a um CTeSP, aqueles que reúnam as seguintes condições:

Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro.
Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Condições de ingresso

Reúnem condições para ingressar num CTeSP:

Aqueles que cumpram o estabelecido nas alíneas a) ou c) do artigo 6.º do presente regulamento na(s) área(s) relevante(s) de cada CTeSP.
Aqueles que cumpram o estabelecido na alínea b) do artigo 6.º do presente regulamento.
Os candidatos referidos na alínea a) ou c) do artigo 6.º do presente regulamento em área(s) não relevante(s) para o CTeSP a que se candidatam, desde que aprovados em Prova de Avaliação de Conhecimentos, de acordo com o estabelecido no artigo 9.º do presente regulamento.
Compete ao júri de cada CTeSP, definido no artigo 10.º do presente regulamento, a verificação da observância das condições de ingresso.

Documentação necessária:

cópia autenticada do certificado de habilitações
curriculum vitae
número completo de Identificação Civil
número completo de Identificação Fiscal
fotografia tipo passe, devidamente identificada

A conclusão de um CTeSP confere um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Informação Prática

Horário

De segunda a sexta-feira:

regime misto (entre as 14:00 e as 20:00)
 

Vagas

20

Propinas

€ 1440,00 Anual ou € 120,00 Mensal

Emolumentos:

€ 100,00 Candidatura
€ 150,00 Matrícula Anual

ECTS

120

Candidatura

Candidaturas Abertas



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