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Formação Contínua de Professores

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Formação Continua

A Criança com NEE - modelos de referenciação e intervenção

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Victor José Reis

A Educação Especial já não é mais concebida como um sistema educacional paralelo ou segregado, mas como um conjunto de medidas que a escola regular põe ao serviço de uma resposta adaptada à diversidade dos alunos.

Na sequência da formação dos alunos do Mestrado e da Pós-graduação em Ensino Especial, é notória a "carência" de experiências metodológicas de cariz predominantemente prático e de concretização em contextos reais educativos.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria e desenvolvimento dessas competências, desenhou-se um plano de ação de formação, tentando desta forma criar e proporcionar outras experiências de formação menos formais, mais participadas e principalmente direcionadas para a aquisição de destreza e competências práticas de ação na área das NEE (Necessidades Educativas Especiais).

A metodologia de trabalho vai assentar essencialmente nos seguintes procedimentos:

As aulas serão de natureza teórico-prática, incluindo o enquadramento e exposição conceptual das temáticas implícitas no domínio das Dificuldades de Aprendizagem e a sua aplicação prática, recorrendo ao estudo de casos práticos de alunos com NEE, à planificação específica da intervenção em cada caso, à preparação de instrumentos de trabalho e à intervenção conjunta em ações educativas a determinar.

Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-90390/17. 

Modalidade

Presencial e distal

Objetivos

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na classe regular implica o desenvolvimento de ações adaptativas, visando a adaptação e flexibilidade do currículo, para que ele possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula, e atender às necessidades individuais de todos os alunos.

Essas adaptações curriculares realizam-se em três níveis:

1) Adaptações no nível do projeto pedagógico (currículo escolar) que devem focalizar, principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio, propiciando condições estruturais que possam ocorrer ao nível da sala de aula e ao nível individual.

2) Adaptações relativas ao nível do currículo, principalmente, ao nível da planificação de atividades elaboradas para a sala de aula.

3) Adaptações individualizadas do currículo, que focalizam a atuação do professor na avaliação e no atendimento a cada aluno. Por outro lado, a maior parte das Necessidades Educativas Especiais só se manifesta em idade escolar, e normalmente é o professor que observa que determinado comportamento ou incapacidade não é normal para determinada faixa etária ou ano de escolaridade. Este é o ponto de partida do processo de diagnóstico de uma possível Necessidade Educativa Especial e, é muito importante que o alerta seja dado o mais rapidamente possível para uma célere avaliação e posterior intervenção. Porque desde o diagnóstico à intervenção consoante a existência de docentes especializados na escola e a eficiência dos médicos a consultar, pode passar um ano letivo, prejudicando o processo de evolução e aprendizagem do aluno. Assim, pretende-se dar alguma formação prática no que concerne à avaliação e diagnóstico dos alunos com NEE.

Plano Curricular

Os conteúdos desta ação de formação situam-se a três níveis:

1. Desenvolvimento/estudo de temas ligados às NEE:

- relacionados com as problemáticas das necessidades educativas dos casos de alunos com dificuldades de aprendizagem genéricas;

- relacionados com o desenvolvimento e construção de instrumentos de diagnóstico e avaliação;

- relacionados com o desenvolvimento e construção de instrumentos didáticos adequados às áreas/unidades curriculares ou de complemento curricular.

2. Desenvolvimento de ações educativas específicas e adequadas a cada aluno/caso em estudo no âmbito:

- das unidades curriculares;

- das atividades educativas de complemento curricular;

- das atividades educativas previstas nos programas educativos individuais dos alunos integrados na medida de ensino especial.

3. Estudo de instrumentos de avaliação das incapacidades (CIF) à luz da atual legislação.

A presente ação tem por finalidade dotar os formandos das competências necessárias para a utilização do referencial CIF no processo  de elegibilidade dos alunos para a educação especial e de elaboração do Programa Educativo Individual (PEI);

- A CIF constitui um sistema de classificação multidimensional e interativo  que permite descrever a funcionalidade do ser humano e as suas restrições, servindo ainda como enquadramento para organizar essa informação de maneira integrada e facilmente acessível.

- O modelo biopsicossocial no qual a CIF se encontra ancorada, pressupõe uma abordagem sistémica, ecológica e interdisciplinar na compreensão do funcionamento humano, o que requer a implementação de dinâmicas de trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes no processo de avaliação/intervenção.

- A aplicação da CIF como referência no processo educativo dos alunos com  necessidades educativas especiais (NEE) , foi regulamentada pelo  Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro, que define os apoios especializados e consigna os procedimentos para o processo de avaliação e intervenção pedagógica dos alunos com NEE, abrindo-se um novo quadro conceptual com reflexos na formação contínua dos professores.

Requisitos de Acesso

a) Cópia do certificado de habilitações

b) Curriculum vitae

c) Nº do Bilhete de identidade ou cartao do cidadão

d) Nº de contribuinte

Informação Prática

Horário

Esta formação decorre nos seguintes horários: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

O último dia termina às 19:00.

Vagas

15

Propinas

100 €

Créditos

1 - 25h

Candidatura

Candidaturas abertas


Este curso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua sob o n.º CCPFC/ACC-90390/17. 

Para efeitos previstos no nr.º 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.

A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é realizada de modo continuado pelos formandos em conjunto com os formadores e tem como referência os objetivos e finalidades do curso.

Os formando serão pois avaliados através da realização de um trabalho individual teórico-prático e pela participação nas aulas.

As componentes a considerar na avaliação são as seguintes:

a) participação nas sessões presenciais

b) realização de um trabalho Individual teórico-prático que será apresentado à turma na(s) Última(s) aula(s)


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