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Navegadores de recreio

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Formação Especializada

Curso de Patrão Local

Departamento de Tecnologias do Mar

Coordenação

António Luiz Parreira Fera

O ISCIA obteve credenciação da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos como Entidade Formadora de Navegadores de Recreio.

Pretende-se dar assim uma resposta positiva a pedidos que nos têm chegado para que possamos integrar uma formação de Navegadores de Recreio com o objetivo de:

Valorizar a experiência de 26 anos da Instituição na formação qualificada em diferentes domínios, sempre numa perspetiva de formar para o “saber-fazer”;
Assumir como objetivo essencial da formação transmitir conhecimentos qualificados que permitam aos formandos assumir as competências para as funções para que são habilitados;
Transmitir os conhecimentos que permitam aos formandos ultrapassar positivamente as provas de exame a realizar sob responsabilidade da DGRM e que lhes permita obter a carta para que foram preparados;
Atuar numa base responsável, idónea, credível, mas também colaborativa com as entidades responsáveis pela Navegação de Recreio e, em particular, a DGRM.

Habilitação obtida com a Carta de Patrão Local:

Habilita o titular ao comando de Embarcação de Recreio em navegação à vista da costa, até uma distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e de 5 milhas da costa. Navegação diurna e noturna de embarcações de recreio à vela ou a motor.
Embarcações sem limite de comprimento e de potência do motor.

Modalidade

Presencial

Plano Curricular

Parte teórica: 30 horas

Recapitulação das matérias do curso de Marinheiro;

Legislação aplicável;

Forma e dimensões da Terra. Esfera terrestre. Linhas e pontos da esfera terrestre. Meridiano de Greenwich. Equador. Medidas de arco. Latitude e longitude. Noção de milha. Pontos cardeais. A direção no mar. Proa e rumo. Abatimento. Noção de nó. Mediação de distâncias e velocidades;

Generalidades sobre cartas de navegação marítima. Carta de mercador. Mediação de distâncias. Escalas das cartas. Classificação das cartas. Derrotas. Derrota loxodrómica e seu traçado na carta de mercador. Linhas de posição. Enfiamento, alinhamento, azimute, distância, batimétrica;

Odómetros. Verificação do seu funcionamento;

Magnetismo terrestre. Declinação. Desvio. Suas causas e consequências. Agulhas de mão e de governo. Tabelas de desvio. Verificação do correto funcionamento de uma agulha;

Faróis e balizagem;

Navegação estimada, costeira e em águas restritas. Efeitos das correntes. Grau de confiança na posição. Importância da navegação visual. Erros em navegação;

Marés, correntes e ventos. Utilização da tabela de marés. Cálculo da sonda à hora;

Generalidades sobre radar e sua utilização na navegação e para evitar abalroamentos;

Generalidades sobre GPS. Utilização do GPS. Erros e noção de Datum. Cartas eletrónicas. Sua utilização;

Generalidades sobre sondas. Sua utilização e verificação do seu correto funcionamento;

Regras de navegação e manobra do regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar;

Conhecimento das matérias constantes do programa de exame para obtenção do certificado restrito de operador radiotelefonista. Convenção GMDSS;

Conhecimentos gerais de meteorologia. Informação meteorológica a bordo;

Manobras de fundear, atracar e largar de um cais, de uma boia ou de outra embarcação;

Segurança a bordo e prevenção de acidentes. Meios e equipamentos de salvação. Abandono do navio. Noções sumárias de primeiros socorros;

Generalidades sobre motores. Utilização e manutenção pelo utilizador. Avarias mais frequentes.

Parte prática: 10 horas

Comando e governo de uma embarcação de vela ou de motor, incluindo:

  • Condução de navegação estimada, costeira e em águas restritas;
  • Manobras de homem ao mar e de reboque;
  • Exercícios de aplicação prática dos conhecimentos teóricos sobre navegação e segurança;

Utilização correta dos equipamentos de comunicações;

Utilização correta dos equipamentos de navegação. Verificação do rigor dos elementos fornecidos pelos equipamentos;

Execução de trabalhos elementares de arte de marinheiro, escolhidos de entre os que têm aplicação prática atual.

Requisitos de Acesso

Para frequentar o curso de Patrão Local é necessário:

Ter 18 anos
Saber nadar e remar

Escolaridade mínima obrigatória com referência à data de nascimento do candidato.

Nota: Não é necessária a frequência prévia do curso de Marinheiro.

Informação Prática

Horário

Aulas teóricas em sala: a definir entre 2.ª e 6.ª feira, das 20:00 às 23:00. 

Aulas práticas: a definir em função da evolução da parte teórica, das condições meteorológicas e da eventual necessidade de constituir grupos de formandos. 

Data do exame a marcar de acordo com as disponibilidades e a aprovação da DGRM. 

Local
Aulas teóricas e de exercícios em sala: nas instalações do ISCIA
Aulas práticas: na Ria de Aveiro.

Vagas

Sem limite de vagas

Propinas

a) Curso de Patrão Local se já tem Carta de Marinheiro - € 450,00.
b) Curso de Patrão Local Direto se ainda não tem carta de Marinheiro - € 550,00.

Preços com tudo incluído, designadamente, taxas da DGRM (exame e emissão da Carta), material didático.

A aprovação no exame de Patrão Local confere o direito à emissão da carta de operador radiotelefonista classe A (VHF), válida por 5 anos, a qual só é obrigatória em embarcações dos Tipos 4, 3, 2 ou 1.

A emissão desta carta tem um custo suplementar de € 35,00.

Candidatura

Inscrições abertas - Início do curso Outubro de 2017


Local:

Aulas teóricas e de exercícios em sala: nas instalações do ISCIA
Aulas práticas: na Ria de Aveiro.

Documentos Necessários

Atestado médico (por qualquer médico) que comprove a aptidão física para a prática de náutica de recreio - Exemplo;
Declaração em como sabe nadar e remar - Exemplo.

Declaração de autorização parental (no caso dos jovens com menos de 18 anos) - Exemplo

Nº de Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão;
Número de Contribuinte;

1 Fotografia.

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