Message

Formação Contínua de Professores

Topo
Formação Continua

Curso Intensivo de Mediação de Conflitos na Infância - 50h

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Victor José Reis

As crianças, desde cedo deparam-se com conflitos. Conflitos entre irmãos. Conflitos entre os colegas. Conflitos com o próprio adulto. Conflitos que vão necessitar de aprender a resolverem. 

Para isso, é fundamental, o papel do adulto neste processo. É preciso ajudar a criança a conhecer e reconhecer emoções, a lidar com elas e com as dos outros e é necessário gerir estas mesmas emoções.

A mediação de conflitos na infância visa, essencialmente, desenvolver a inteligência emocional, promover competências de comunicação e ajudar a criança a gerir as suas emoções e comportamentos de forma pedagógica, eficiente e positiva.

As exigências às quais professores e educadores são expostos, dificulta-lhes o tempo de reflexão necessária para conseguirem gerir emoções e comportamentos, no sentido de proporcionarem uma aprendizagem transformadora e motivante para as crianças e jovens de hoje. Por esta e outras razões, é muito importante desenvolvermos e refletirmos sobre novas estratégias para lidar de forma construtiva com as nossas crianças.

Esta formação pretende auxiliar educadores de infância, professores e outros profissionais a ajudarem a criança na resolução de conflitos.

Esta formação tem uma componente prática. Durante as aulas presenciais, os formandos serão desafiados a colocar-se sempre no ponto de vista da criança. Na formação à distância, serão efetuados trabalhos teóricos e um projeto final que visa a sua implementação em contexto real.

Curso a aguardar acreditação por parte do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua

Modalidade

Presencial

Objetivos

  • Identificar as principais caraterísticas da comunicação eficaz;
  • Reconhecer a influência do preconceito na comunicação;
  • Compreender a importância da escuta ativa e a atenção plena no processo de comunicação;
  • Caracterizar o papel dos profissionais que lidam com a criança e jovem na resolução de conflitos;
  • Promover competências de inteligência emocional nas relações humanas; 
  • Promover competências para o desenvolvimento de processos de diálogo na resolução de problemas;
  • Desenvolver estratégias de mediação de conflitos.

Plano Curricular

Módulo 1 (10h) – Processos comunicacionais 

Elementos do processo comunicacional
A importância da comunicação nas relações interpessoais dentro e fora da escola
Determinantes da comunicação eficaz
A influência do preconceito na comunicação
A escuta ativa e atenção plena
Empatia – a capacidade de estar do outro lado
A comunicação entre agentes educativos, pais e crianças

Módulo 2 (5h) – Emoções e Conflitos

Emoções e a anatomia de conflitos
Atores do Conflito
Dimensões do comportamento humano
Benefícios da inteligência emocional nas relações humanas  Diálogo e negociação – pilares da gestão de conflitos

Módulo 3 (10h) – Processos de Mediação

Processos de diálogo dentro do espaço educativo
Estratégias de mediação de conflitos

Requisitos de Acesso

a) Cópia do certificado de habilitações

b) Curriculum vitae

c) Nº do Bilhete de identidade ou cartao do cidadão

d) Nº de contribuinte

a) Cópia do certificado de habilitações

b) Curriculum vitae

c) Nº do Bilhete de identidade ou cartao do cidadão

d) Nº de contribuinte

Informação Prática

Horário

Sextas-feiras das 17:00 - 20:00 e sábados 09:00 - 13:00 e 14:00-17:00

 

Vagas

20

Propinas

150 €

Candidatura

Candidaturas abertas - Início do curso Junho de 2018



Partilhe nas suas redes sociais:

Topo