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Novos Desafios e Práticas Educativas

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Formação Continua

A Equipa Multidisciplinar de Apoio a Educação Inclusiva

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Vitor Reis

Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Na Unidade serão dinamizadas aulas teóricas e teórico/práticas. A metodologia a utilizar será a seguinte:
- Método Expositivo-dialógico 
- Indagação - aplicação prática do conhecimento adquirido 
- Dinâmicas de grupo 
Através da plataforma Campus Virtual:
- Serão dinamizados fóruns para debate, troca de ideias e impressões sobre questões específicas, esclarecimento de dúvidas, reflexões sobre notícias, vídeos e documentos sobre o módulo.

Regime de Avaliação

Elaboração de um documento final de reflexão individual sobre a experiência pessoal proveniente da participação na ação e implicações na sua prática letiva. A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos de acordo com orientações emanadas do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. A avaliação será presencial e de carácter quantitativo, na escala de 1 a 10 valores.

 

 

Registo: CCPFC/ACC-103578/19

Nº de horas acreditadas: 25

Modalidade

Presencial

Objetivos

- Conhecer os Princípios orientadores do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho
- Conhecer a constituição e funções da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
- Perceber o funcionamento dos Centros de Apoio à Aprendizagem
- Conhecer os documentos do Manual de Apoio à Prática: Relatório Técnico-Pedagógico (RTP); Programa Educativo Individual (PEI); e Plano Individual de Transição (PIT)
- Desenvolver respostas concretas à luz do novo regime legal da Inclusão Escolar, tendo em conta: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular;
- Estimular a participação de todos os intervenientes do processo educativo.
- Ser capaz de adotar metodologias e estratégias pedagógicas adequadas e contextualizadas às necessidades específicas de cada criança
- Privilegiar o desenvolvimento de práticas de trabalho cooperativo 

Plano Curricular

1. Impacto do diploma legal nas práticas educativas:

  • Trabalho colaborativo;
  • Parcerias;
  • Organização e gestão de recursos;
  • Centros de Apoio à Aprendizagem;
  • Práticas pedagógicas;
  • Abordagem centrada na interação pessoa/ambiente

2. Recursos organizacionais e pedagógicos em Educação inclusiva: as equipas educativas

3. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI):

  • Organização
  • Competências e eixos de intervenção
  • Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão (atribuições)
  • Centros de Apoio à Aprendizagem: recursos humanos e materiais, saberes, competências, funcionamento e eixos de intervenção

4. Processo de transição para a vida pós-escolar: da escola para o mercado de trabalho

  • Pressupostos, organização e procedimentos
  • Parcerias: escola e comunidade
  • Plano Individual de Transição (PIT): Elaboração; Critérios, instrumentos de avaliação e Monitorização; Papel dos Intervenientes na Aplicação do PI 

Informação Prática

Horário

Sessão 1 - 4h - 28/06 - das 17:30 às 21:30

Sessão 2 - 4h - 29/06 - das 09:30 às 13:30

Sessão 3 - 4h - 19/07 - das 17:30 às 21:30

Sessão 4 - 4h - 20/07 - das 09:30 às 13:30

Sessão 5 - 4h - 26/07 - das 17:30 às 21:30

Sessão 6 - 5h - 27/07 - das 09:30 às 14:30

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Vagas

20

Propinas

100,00€ 

Candidatura

Candidaturas abertas - Início a 28 de junho de 2019


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A candidatura/inscrição no curso que pretende, implica uma taxa de inscrição no valor de 25€, valor que será descontado no valor global do curso, caso efetive a sua participação no mesmo.

No caso de não haver candidatos suficientes para constituir uma turma nas datas previstas, este valor ser-lhe-á devolvido.
No caso de se inscrever e não frequentar a ação prevista, e de acordo com o regulamento em vigor no ISCIA, não existe lugar à devolução das verbas pagas.


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