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Uma pós-graduação destinada a psicólogos e a psicopedagogos

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Pós-Graduação

Intervenção Psicológica e Gestão Psicossocial em Acidente Grave ou Catástrofe

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Prof. Doutor Victor José Reis e Dr. Jorge Silva

A atividade de proteção civil é consubstanciada em estratégias de prevenção de riscos e intervenção imediata de cariz operacional e assistencial a populações em situações de acidente grave ou catástrofe.

A presente Pós-Graduação em INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA E GESTÃO PSICOSSOCIAL DE ACIDENTE GRAVE E CATÁSTROFE, prevê a especialização na assistência às populações na área de intervenção psicológica e psicossocial de emergência, de forma integrada e complementar à resposta operacional existente, fundamentando-se na intervenção imediata como estratégia de prevenção e mitigação de risco do trauma psicológico e outras condições decorrentes da exposição a incidente crítico.

Num sentido mais abrangente, objetiva-se a especialização em intervenção no trauma psicológico em dois domínios fundamentais: a) intervenção precoce imediata; b) avaliação e intervenção psicoterapêutica. 

Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Psicologia, só são aceites inscrições de alunos Licenciados nas áreas acima mencionadas. Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da psicologia aplicada só são aceites inscrições de alunos licenciados ou mestres nas áreas acima mencionadas.

ESTA PÓS-GRADUAÇÃO ESTRÁ ACREDITADA PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS.

Modalidade

Blended Learning

Objetivos

Garantir formação teórica e prática em psicotraumatologia e intervenção em crise, com vista à dotação de conhecimentos que permitam uma resposta integrada imediata e eficaz, em situações de acidente grave ou catástrofe, ou, em situações de emergência comportamental.

Compreender o contexto operacional, técnico e científico do processo assistencial a vítimas de eventos potencialmente traumáticos, discriminando as várias etapas e níveis de estratégias de intervenção. 

Competências

Aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos no domínio dos primeiros socorros psicológicos em situações de acidente grave ou catástrofe e no contexto de intervenção na emergência comportamental, discriminando as diferentes abordagens (adulto, adolescente, criança).

Compreensão do sistema de emergência e operações de socorro em resposta a acidente grave e catástrofe, integrando a resposta psicossocial nas suas diferentes fases, desde o contexto operacional à fase de reabilitação.

Aquisição e aperfeiçoamento de competências de gestão/coordenação de equipas de intervenção psicossocial de emergência.

Garantia de competências na gestão de incidentes críticos em sub-populações e/ou contextos específicos (contexto escolar; indústria; grupo profissional de risco).

Aperfeiçoamento das competências na avaliação e intervenção no trauma psicológico, recorrendo a métodos, técnicas e abordagens psicoterapêuticas de referência.

Plano Curricular

MÓDULO 1 - PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS 

MÓDULO 2 - INTERVENÇÃO EM CRISE - ADULTOS

MÓDULO 3 - PRÁTICA SIMULADA I

MÓDULO 4 - INTERVENÇÃO EM CRISE – CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 5 - PRÁTICA SIMULADA II

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 6 - EMERGÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 7 - PRÁTICA SIMULADA III

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 8 - RESPOSTA PSICOSSOCIAL EM CATÁSTROFE

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 9 - PRÁTICA SIMULADA IV

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 10 - GESTÃO/COORDENAÇÃO DE RESPOSTA PSICOSSOCIAL EM CATÁSTROFE

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 11 - PRÁTICA SIMULADA V

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 12 - GESTÃO DE INCIDENTES CRÍTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 13 - PRÁTICA SIMULADA VI

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 14 - ASSESSEMENT EM CRISE AVALIAÇÃO PPST

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 15 - ABORDAGENS PSICOTERAPÊUTICAS AO TRAUMA PSICOLÓGICO

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

MÓDULO 16 - PRÁTICA VII

Pré-requisitos: ter realizado o Módulo 1

Requisitos de Acesso

Habilitação académica mínima: licenciatura em psicologia ou equivalente.

Informação Prática

Horário

Presencial

Em horário pós-laboral e/ou aos fins de semana.

Vagas

20

Propinas

Inscrição/Candidatura: €100,00 

Matrícula: € 295,00
O valor da matrícula pode sofrer um desconto em função de campanhas que estejam a decorrer

Propina: € 2000,00

 

Créditos

150

Candidatura

Candidaturas Abertas - Início da Próxima Edição Janeiro de 2019


FORMAÇÃO INTEGRAL OU MODULAR

Este curso pode ser realizado na integra ou por módulos, podendo os mesmos ser certificados pelo ISCIA.

CORPO DOCENTE  

Prof Doutor Victor José Reis (PSIED – ISCIA)

Dr. Fernando Passos (Divisão de Psicologia da PSP – Lisboa)

Dr. Jorge Silva (Divisão de Psicologia da PSP - Lisboa)

Dra. Maria Mendes (Divisão de Psicologia da PSP - Lisboa)

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O método canónico de avaliação no ISCIA é o da avaliação contínua.

Mau grado usar-se a metodologia de blended learning, a assistência e participação nas aulas é obrigatória em, pelo menos, 75% da duração do plano curricular, existindo módulos em que a presença a 100% é obrigatória.

A avaliação final do curso é obtida pela média aritmética ponderada das avaliações de todos os módulos.

Os projetos serão sempre defendidos perante Júri qualificado em sessão pública.

CERTIFICADOS

Os alunos que terminarem com aproveitamento todos os módulos deste Curso poderão requerer os seguintes Certificados:

Certificado de Especialização do ISCIA para os alunos que forem licenciados em Psicologia ou Psicopedagogia, profissionalizados e tiverem 1825 dias de serviço, ou, alternativamente, para os restantes licenciados um Certificado de Pós-Graduação do ISCIA.


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