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Lidar melhor com os conflitos na escola

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Pós-Graduação

Mediação de Conflitos na Escola

Departamento de Psicologia e Educação

Coordenação

Vitor Reis

Quando pensamos em estratégias de resolução de problemas, nomeadamente na Mediação Escolar, temos de olhar para o aluno, para o professor, agentes educativos, pais e comunidade, de uma forma integrada. Esta formação pretende, essencialmente, sensibilizar os profissionais que trabalham com crianças, jovens e suas famílias, para a importância da mediação de conflitos nas escolas, através do desenvolvimento de estratégias, programas e competências de resolução de situações que surgem no seu dia-dia. É uma formação essencialmente prática e com um projeto final de mediação de conflitos na escola.

Destinatários

Professores, Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Psicopedagogos e outros Profissionais com interesse na área

Modalidade

Presencial

Objetivos

- Identificar as principais caraterísticas da comunicação eficaz;
- Reconhecer a influência do preconceito na comunicação; 
- Compreender a importância da escuta ativa e a atenção plena no processo de comunicação; 
- Caracterizar o papel dos profissionais que lidam com a criança e jovem na resolução de conflitos;
- Promover competências de inteligência emocional nas relações humanas;
- Promover competências para o desenvolvimento de processos de diálogo na resolução de problemas;
- Desenvolver estratégias de mediação de conflitos.
 

Plano Curricular

Módulos 1 (15h) – A Mediação de Conflitos na Escola em Portugal 
 
1. Uma breve história da mediação e da mediação escolar

2. A mediação escolar em Portugal

3. A Mediação escolar na história do movimento de resolução alternativa de conflitos (RAC)

4. Delimitação do Conceito    

5. Princípios gerais aplicados à Mediação

6. Função e competências do mediador

7. A mediabilidade do conflito

8. Ética e Deontologia dos Mediadores

9. Os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) 

Módulo 2 (15h) – Conflito em Contexto Escolar 
 
1. Especificidades do contexto escolar

2. Socialização da criança

3. Clima escolar

4. Tipos de Conflito vivenciados nas escolas

4.1. Indisciplina

4.2. Comportamentos anti-sociais e violência

4.3. As consequências do Bullying, e do Cyberbulling

4.4. Os Conflitos e recreios 
 
Módulo 3 (20h) – A adolescência – uma etapa em desenvolvimento 
 
1. Ideias pré-concebidas acerca do adolescente

2. O cérebro do adolescente – em desenvolvimento e maturação

3. Identidade e características da adolescência  

4. Processo de socialização e influência dos pares

5. Psicopatologias na adolescência 
 
Módulo 4 (15h) – Crianças e jovens em risco socioeducacional

1. Fatores de risco

2. Intervenção em contextos de risco

3. O papel da mediação em contexto de risco 
 
Módulo 5 (20h) – A família no processo de mediação de conflitos

1. O conceito de família

2. Novas formas de ser família

3. A criança e a família

4. A participação e o envolvimento da família na escola 
 
Módulo 6 (20h) – As relações interpessoais e os comportamentos dentro da sala de aula 
1. As relações interpessoais e os intervenientes na sala de aula;  

2. Conceção positiva dos comportamentos e dos conflitos;  

3. Gestão de comportamentos disruptivos em contexto de aula;  

4. Restabelecer a autoridade – consequências negativas para comportamentos inadequados.  

Módulo 7 (15h) – Comunicação no contexto escolar 
1. Ultrapassar preconceitos

2. A comunicação nos conflitos interpessoais

3. Fortalecer a comunicação

3. Estratégias de comunicação para resolução de conflitos em contexto escolar

4. Técnicas de Coaching em contexto escolar a aplicar na resolução de problemas 
 
Módulo 8 (15h) – Negociação cooperativa e resolução de problemas 
 

1. O processo negocial

2. Competências, obstáculos e constrangimentos comunicacionais

3. A escuta ativa e eficácia da comunicação

4. Tipos de negociação: negociação distributiva e negociação integrativa

5. Técnicas e estratégias de negociação 
 
Módulo 9 (15h) – Processos de Mediação 
 
1. O conceito de mediação de conflitos na escola

2. A neutralidade no processo de mediação

3. O professor mediador

4. A mediação entre pares: o aluno mediador

5. Práticas restaurativas nas escolas (diálogo restaurativo, círculos de mediação, círculos restaurativos) 
 
Módulo 10 (10h) – Linhas orientadoras das práticas restaurativas nas escolas 

 
1. Passos de um diálogo restaurativo;

2. Diálogos em círculos

3. Mediação preventiva e de resolução de conflitos 
 
Módulo 11 (10h) – A Mediação Sociocultural 
 
1. Educação para a Cidadania e direitos humanos

2. Educação para a Paz

3. Educação Multicultural 
 
Módulo 12 (30h) - Projeto de Mediação em Contexto Escolar 
1. Planeamento e implementação de um projeto de mediação na escola 
2. Desenho de um Projeto de Intervenção e Mediação em contexto escolar 

Requisitos de Acesso

Como habilitação de acesso o Candidato deverá possuir uma licenciatura conferida ou reconhecida por Instituição de Ensino Superior nacional.

Documentação necessária:

a) cópia autenticada do certificado de habilitações

b) curriculum vitae

c) número completo de Identificação Civil

d) número completo de Identificação Fiscal

e) fotografia tipo passe, devidamente identificada

Informação Prática

Horário

Sextas (das 14:30 às 18:30) e Sábados (das 09:00 às 13:00)

Vagas

30

Propinas

Inscrição/candidatura: 100 €

Matrícula: 295 €
O valor da maricula pode sofrer um desconto em função de campanhas que estejam a decorrer

Propina: € 1500,00

Candidatura

Candidaturas abertas - Início a 08 de novembro


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